skip to Main Content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO Como ajudar DOE AGORA

COMO DIAGNOSTICAR A POLICITEMIA VERA?

HEMOGRAMA

O hemograma completo (exame de sangue) é o primeiro exame a sinalizar que algo está errado. Ele irá mostrar a contagem elevada dos glóbulos vermelhos. Além disso, também irá detectar alterações nos glóbulos brancos (neutrófilos), bem como nas plaquetas.

Ao notar esses sinais, serão pedidos diferentes tipos de exames para descartar outras doenças que também possam ser acometidas por estas características.

diagnostico_para_linfoma_de_hodgkin


MIELOGRAMA E BIÓPSIA DA MEDULA

O mielograma (com uma agulha, é retirada uma pequena quantidade de sangue da região da medula) ou a biópsia de medula (quando um pedacinho do osso da bacia é retirado, com uma agulha) também são indicados para a detecção da doença.


EXAMES DE CITOGENÉTICA

O próximo passo é a realização do exame de citogenética: a partir de amostras do sangue e/ou medula óssea, analisa a existência do gene JAK2. Como este gene também pode ser comum em outras doenças mieloproliferativas, mais uma vez será necessária uma investigação mais apurada.

**Todos estes exames, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde.

A Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico a todos os pacientes do Brasil. Se você está enfrentando alguma dificuldade em seu tratamento, não hesite em nos contatar!


NÃO FIQUE EM DÚVIDA!!

Converse com seu médico a respeito dos exames e esclareça todas as suas dúvidas: como são feitos os procedimentos, se há algum risco, em quanto tempo saberá o resultado e o que mais quiser saber. É muito importante se sentir seguro!

Back To Top