Tudo sobre o Mieloma Múltiplo:
Última atualização em 21 de dezembro de 2022
Saiba tudo sobre o Mieloma Múltiplo e como ele ocorre

O mieloma múltiplo, ou apenas mieloma, tem início na medula óssea, quando ocorre um defeito celular. No momento em que os linfócitos B se diferenciam e se tornam plasmócitos, ocorre então uma mutação, ou seja, um erro em um ou mais de seus genes, que devido a esse erro, passam a produzir plasmócitos anormais.
Mieloma é Câncer?
Estas células anormais são chamadas ‘células malignas’ ou ‘células do mieloma’. O Mieloma é um tipo de câncer mais frequente em pessoas acima dos 50 anos. Os plasmócitos defeituosos acumulam-se na medula óssea, formando os plamocitomas, que é considerado um “tumor maligno”, por se tratar de um aglomerado de células defeituosas a atrapalhar o bom funcionamento das células saudáveis.
Os plasmocitomas são tumores localizados, formados por um aglomerado de plasmócitos anormais. Eles podem crescer tanto dentro do osso, quer dizer de forma intramedular, como fora dele, ou seja de forma extramedular. Quando os plasmocitomas crescem dentro do osso, prejudicam tanto a produção normal das outras células sanguíneas como danificam a estrutura óssea, ao se expandirem para a parte sólida do osso.
Quando existem vários plasmocitomas dentro e fora do osso, chamamos essa condição de mieloma múltiplo. Como vimos anteriormente, a principal função dos plasmócitos é produzir as imunoglobulinas, responsáveis pela defesa do corpo.

Plasmócitos anormais produzem imunoglobulinas anormais, e porque não conseguem exercer suas funções de proteção, formam um amontoado de proteínas “bagunçadas”, chamadas proteína monoclonal ou proteína M.
Para entender melhor: a proteína monoclonal é uma imunoglobulina malformada.
Portanto, outra característica típica do mieloma múltiplo é o fato de a proteína monoclonal estar presente no sangue e na urina. A quantidade de proteína monoclonal presente no organismo irá variar para cada paciente, mas na avaliação da doença, é muito importante saber o quanto as células do mieloma produzem de proteína monoclonal, se muito ou pouco. A proteína M pode danificar os rins.
Manual informativo
Tudo o que você precisa saber sobre o Mieloma Múltiplo.
-
Março Borgonha | Conscientização do Mieloma Múltiplo
Para fechar o #MarçoBorgonha, mês de conscientização do Mieloma Múltiplo, com chave de ouro, estamos ao vivo com dois experts no assunto:
• Dr. Edvan Crusoé, hematologista da UFBA e Rede D'Or Oncologia e membro do GBRAM e também
• Dr. Jorge Vaz, hematologista do Cettro e membro do Comitê de Mieloma Múltiplo da ABHH.
Participe agora e tire todas as suas dúvidas!
#MarçoBorgonha #MielomaMúltiplo #SouAbrale #Câncer #Saúde -
História da Marli, paciente de Mieloma Múltiplo
Neste vídeo contamos a jornada da paciente Marli Panão com o Mieloma Múltiplo. Assista e confira essa histórias tão especial, que dá uma lição de força e superação.
Se você gostou desse vídeo deixe o seu like 👆 pra gente e compartilhe, não esqueça de se inscrever no canal da TV Abrale!
Nos ajude a continuar com projetos como a TV Abrale, acesse agora:
https://doe.abrale.org.br/ e faça sua contribuição!
Acompanhe todos os nossos conteúdos sobre #câncer e doenças do sangue:
Facebook👉 https://www.facebook.com/abrale/
Instagram👉 https://www.instagram.com/abraleoficial/
Twitter👉 https://twitter.com/abraleoficial
100% de esforço onde houver 1% de chance!
❤ -
Efeitos colaterais do transplante no Mieloma Múltiplo
O transplante de medula óssea autólogo faz parte de alguns protocolos de tratamento para os pacientes de #MielomaMúltiplo. Nesta #TVAbrale, falamos sobre como é feito este procedimento, quais pacientes são elegíveis ou não elegíveis, possíveis efeitos colaterais e muito mais. Confira a entrevista com o Dr. Rafael Cunha, hematologista do INCA e Grupo Oncoclínicas do Rio de Janeiro. 👆 #MarçoBorgonha
Se você gostou desse vídeo deixe o seu like 👆 pra gente e compartilhe, não esqueça de se inscrever no canal da #TVAbrale!
Nos ajude a continuar com projetos como a TV Abrale, acesse agora:
https://doe.abrale.org.br/ e faça sua contribuição!
Acompanhe todos os nossos conteúdos sobre #câncer e doenças do sangue:
Facebook👉 https://www.facebook.com/abrale/
Instagram👉 https://www.instagram.com/abraleoficial/
Twitter👉 https://twitter.com/abraleoficial
100% de esforço onde houver 1% de chance!