Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Você está na sessão de Linfoma de Hodgkin, para ver sobre outras Linfomas CLIQUE AQUI

Um dos primeiros sinais é a presença dos gânglios aumentados (carocinhos). O especialista deve fazer um exame bem apurado,  apalpando as regiões em que os nódulos linfáticos são mais fáceis de detectar, como axilas, pescoço e virilhas.

Mas é importante saber que o aumento dos gânglios pode acontecer em locais imperceptíveis, como na região do abdome e tórax. Daí  a importância de se realizar exames de imagem.

 

Qual exame detecta o Linfoma de Hodgkin?

diagnostico_para_linfoma_de_hodgkin

O hemograma completo (exame de sangue) deverá ser pedido, isso porque nele constam importantes dados utilizados em avaliação de risco da doença.

A partir dos sintomas, o médico também irá solicitar uma biópsia do linfonodo, que será avaliada em laboratório. Nesse momento, então, já será possível saber se o paciente tem ou não o linfoma. Vale a pena informar que a aspiração do linfonodo por meio de agulha não é adequada, porque o estudo da sua arquitetura é extremamente importante para o diagnóstico.

A biópsia da medula óssea (quando um pedacinho do osso da bacia é retirado) também pode ser solicitada, para ver se não houve comprometimento da medula óssea.

Os exames de imagem, além de serem úteis para o diagnóstico do linfoma, são também solicitados para mostrar a extensão da doença e se outros órgãos foram atingidos. São eles:

Tomografia computadorizada

O equipamento possui uma mesa na qual o paciente fica deitado para a realização do exame. E é por meio de raio-x, que pequenas fatias de regiões do corpo são avaliadas, o que torna possível identificar se algum linfonodo ou órgão do seu corpo está aumentado.

 tomografia_computadorizada.
Tomografia computadorizada.

Ressonância magnética

Este método utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens, o que permite uma avaliação dos órgãos internos de uma maneira mais abrangente. Entretanto, este exame não é um procedimento utilizado com tanta frequência, como a tomografia computadorizada, para detectar linfoma.


PET SCAN

O que é pet scan?

Pet Scan é um exame que mede as variações nos processos bioquímicos. Isso é muito bom, pois pode ajudar a mostrar se um gânglio linfático aumentado faz parte da doença ou se é uma alteração benigna. O exame Pet scan também pode identificar se pequenas áreas do corpo contém a doença e até se o linfoma está respondendo ao tratamento.

Back To Top