Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Você está na sessão de Leucemia Linfoide Crônica, para ver sobre outras Leucemias CLIQUE AQUI

Vamos falar sobre sexo e fertilidade na Leucemia Linfoide Crônica

É normal que pacientes com LLC, ou com outros cânceres terem dúvidas sobre como a doença ou os tratamentos pode afetar a vida sexual e a fertilidade. Por isso é importante que você converse com o seu médico e esclareça todas as sua dúvidas. Mas nós temos algumas informações para compartilhar com você, e que podem te ajudar a entender alguns fatores:


Vida Sexual

Ter Leucemia Linfoide Crônica, ou realizar o tratamento, pode interferir na vida sexual?

Atividade_sexual_LLC

Sexualidade em pacientes com LLC – é fundamental evitar gravidez!

Ter LLC e realizar o tratamento (se for necessário) não interfere nem prejudica as relações sexuais. As atividades sexuais podem ser mantidas normalmente, porém, a gravidez deve ser evitada durante o tratamento. É fundamental o uso da camisinha.

Esta orientação é dirigida tanto para as mulheres como para os homens que estão sob tratamento, e ambos devem procurar ter parceiro fixo. As mulheres só devem fazer uso de pílulas anticoncepcionais se elas forem prescritas pelo médico. É importante seguir corretamente estas instruções.

Quanto à menstruação, é possível haver algumas alterações no ciclo menstrual. Caso ocorra a amenorreia (falta de menstruação), o médico deve ser comunicado. Mesmo na ausência de menstruação, é preciso utilizar método anticoncepcional para evitar gravidez.


Fertilidade em pacientes com LLC

Alguns tratamentos podem impossibilitar que homens e mulheres com câncer tenham filhos. Por isso, converse com seu médico!

O que os Homens com LLC podem fazer em relação à fertilidade?

Com os avanços na ciência, hoje é possível preservar a fertilidade por meio da criopreservação (ou congelamento) do sêmen, procedimento citado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) como o que apresenta maior probabilidade de sucesso para os pacientes do sexo masculino.

O que as Mulheres com LLC podem fazer em relação à fertilidade?

Hoje, o método mais eficiente para a preservação da fertilidade é a criopreservação (ou congelamento) dos óvulos e do tecido ovariano, além da transposição ovariana (deslocamento cirúrgico dos ovários para uma área que não receberá radioterapia).

Criopreservação dos óvulos
Criopreservação dos óvulos
Back To Top