Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Você está na sessão de Leucemia Linfoide Aguda, para ver sobre outras Leucemias CLIQUE AQUI

O QUE É LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA?

Infelizmente, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) não faz a estimativa para os quatro principais tipos de leucemia, mas sabe-se que a leucemia linfoide aguda (LLA) é o tipo de câncer mais comum durante a infância e suas causas ainda não são conhecidas. No Brasil, de acordo com a estimativa publicada em fevereiro de 2020, pelo Inca, o número de novos casos de leucemia esperados, para cada ano do triênio 2020-2022, será de 5.920 em homens e de 4.890 em mulheres.

Formação de blastos (células não maduras)
Formação de blastos (células não maduras)

Em uma medula saudável, as células-tronco tornam-se maduras e adultas por meio do processo chamado “diferenciação”. Na leucemia linfoide aguda (LLA) surge um linfócito imaturo e danificado na medula óssea, devido a um erro em seu material genético (DNA). Esses erros genéticos podem dar origem a uma célula blástica leucêmica (linfoblasto ou blasto leucêmico) que fica parada nos primeiros estágios do desenvolvimento celular. A célula blástica imatura não amadurece e não se transforma em uma célula sanguínea funcional.

Os erros genéticos fazem com que a célula mutante cresça e se divida continuamente, ao passo que uma célula saudável, cessa de se dividir e acaba morrendo. Cada linfoblasto que surge, depois do aparecimento da leucemia, tem o DNA mutante e se multiplica incontrolavelmente. Os blastos leucêmicos rapidamente se acumulam na medula óssea, suprimindo o desenvolvimento de células sanguíneas normais e saudáveis. Como resultado, há um acúmulo de linfoblastos que não funcionam e poucas células sanguíneas maduras.


O que os estudos atuais revelam sobre “o que é LLA”?

Professor Mel Greaves, do Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres
Professor Mel Greaves
Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres

Recentemente, o professor Mel Greaves, do Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres, publicou um estudo sobre o desenvolvimento da LLA na infância, no qual defende a hipótese de que seriam necessários dois erros genéticos (mutações) para o surgimento da Leucemia Linfóide Aguda. A primeira ocorreria antes do nascimento (vida intrauterina) e a segunda seria desencadeada por um desarranjo do sistema imunológico após exposição a infecções durante a infância.

O professor ainda informa que as infecções e estímulos antigênicos ao sistema imunológico durante o primeiro ano de vida poderiam ser benéficos nos processos de seleção e maturação dos precursores linfoides e, assim, reduziriam o risco da segunda mutação e por consequência do surgimento da LLA. No momento em que LLA é diagnosticada, o número de células sanguíneas saudáveis (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) é geralmente menor do que o normal. Isso pode resultar em infecções, anemia e sangramento excessivo.

TERMO MÉDICO E O QUE REPRESENTA:


  • Número baixo de glóbulos vermelho: Anemia

  • Número baixo de plaquetas: Trombocitopenia (trombócito é outro nome para plaqueta)

  • Baixo número de neutrófilos: Neutropenia (neutrófilo é um tipo de glóbulo branco)

Manual informativo

Tudo o que você precisa saber sobre a LLA.

Back To Top