Saiba tudo sobre a HPN.
QUAIS EXAMES DIAGNOSTICAM A HEMOGLOBINÚRIA PAROXÍSTICA NOTURNA?
HEMOGRAMA
O primeiro exame para diagnosticar a HPN costuma ser o hemograma (exame de sangue). Nele, ficará evidente os problemas com os glóbulos vermelhos.
CITOMETRIA DE FLUXO
Como a Hemoglobinúria Paroxística Noturna é uma doença rara, os especialistas primeiramente descartarão hipóteses de outras doenças, que também apresentam sinais parecidos. Será a citometria de fluxo que irá confirmar o diagnóstico. Este teste específico, feito a partir de uma amostra de sangue, identifica a falta de proteínas nos glóbulos vermelhos (ela também pode analisar os glóbulos brancos, caso o paciente tenha recebido transfusão de sangue durante o período).
MIELOGRAMA E BIÓPSIA DA MEDULA
O médico ainda pode pedir o mielograma, exame realizado a partir do sangue coletado diretamente da medula óssea, e também uma biópsia da medula, feito através da retirada de um pequeno fragmento de osso da região lombar e avaliado em laboratório. Ambos com o objetivo de descartar outras doenças que também podem afetar os glóbulos vermelhos.
**Todos estes exames, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde.
A Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico a todos os pacientes do Brasil. Se você está enfrentando alguma dificuldade em seu tratamento, não hesite em nos contatar!
NÃO FIQUE EM DÚVIDA!!
Converse com seu médico a respeito dos exames e esclareça todas as suas dúvidas: como são feitos os procedimentos, se há algum risco, em quanto tempo saberá o resultado e o que mais quiser saber. É muito importante se sentir seguro!