Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Linfoma em crianças e adolescentes

O que é Linfoma Infantil?

Acontece uma falha no sistema linfático

O sistema linfático é um tipo de sistema circulatório que, quando não funciona bem, provoca inchaço nos braços e nas pernas. Na verdade, este sistema é bem complexo, pois exerce funções vitais para o nosso corpo.

No linfoma as defesas ficam comprometidas!

No sistema linfático, moram importantes células de defesas: os linfócitos (que são um tipo de glóbulo branco), responsáveis pela defesa do nosso corpo contra infecções e os linfonodos, ou gânglios linfáticos, que funcionam como um reservatório de diversos tipos de células do sistema imunológico.

Mais do que nos proteger, essas células especializadas na defesa do nosso sistema imunológico identificam os tipos de invasores, e recrutam um grupo especial de células (os linfócitos) que vão atacar especificamente este inimigo.

O linfoma infantil acontece quando essas células especializadas em defesa não conseguem mais nos proteger contra as bactérias, vírus, dentre outros perigos, e se transformam em malignas, crescendo de forma descontrolada e “contaminando” o sistema linfático.


Hodgkin e Não Hodgkin

O linfoma infanto-juvenil pode ser de Hodgkin (LH) ou não Hodgkin (LNH), e ambos apresentam comportamentos, sinais e grau de agressividade diferentes. Mas a principal diferença está nas células doentes: enquanto o LNH apresenta apenas células com câncer, o LH apresenta células doentes, misturadas às células normais.

Aqui você vai encontrar diversas informações sobre Linfoma. Em caso de dúvidas sobre diagnósticos ou tratamentos, consulte sempre um médico especialista.

Saiba mais sobre cada tipo de linfoma infantil:

Back To Top