Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Saiba tudo sobre a Anemia Aplásica.

QUAIS OS EXAMES QUE DIAGNOSTICAM A ANEMIA APLÁSICA?

 Consultoria Dra. Érika Midori

Com o surgimento dos sintomas da Anemia Aplásica, também conhecida como Anemia Aplástica, é importante que o paciente procure por um hematologista, médico responsável por tratar esta doença.

O primeiro passo que será dado pelo especialista é um levantamento do histórico clínico detalhado, para tentar entender o que vem causando os problemas de saúde.


Hemograma e Mielograma

diagnostico_de_Anemia Aplásica

O médico também irá pedir um hemograma (exame de sangue completo), para uma análise das células sanguíneas. Ao perceber as alterações celulares, será necessário realizar uma biópsia da medula óssea (com uma agulha é retirado um pedacinho do osso da bacia), ou um mielograma (com uma agulha, o médico aspira um pouco de sangue da medula óssea).

Tanto o material coletado para a biópsia da medula óssea, quanto para o mielograma, serão analisados em laboratório. Para se chegar ao diagnóstico de Anemia Aplásica, serão necessárias as análises:


Citometria de Fluxo

Com este exame, as proteínas das células são “rotuladas” com corantes e submetidas a um laser. Assim, será possível entender quais as células doentes.


FISH (Hibridização Fluorescente In Situ)

Este exame dirige uma luz colorida para algumas partes específicas dos cromossomos ou genes, possibilitando que o especialista observe anomalias celulares.

Back To Top