skip to Main Content
banner-landing-page-campanha-LLC-background-laco
banner-landing-page-campanha-LLC-titulo

Leucemia Linfoide Crônica:
Um passo de cada vez.

ANA_6021_copy-removebg

Nosso organismo é formado por uma enorme quantidade de células com funções diferentes e que trabalham de forma organizada. Em um corpo saudável, elas crescem, se dividem, morrem e são substituídas de maneira controlada, em um processo natural chamado divisão celular.

Porém, quando essas mesmas células sofrem algum tipo de alteração no DNA e passam a se dividir e se reproduzir de forma descontrolada é que surgem os problemas. Esse crescimento desenfreado resulta em um agrupamento de células, causando assim o câncer.

Os tumores sólidos, como o câncer de mama, de próstata e de pulmão, por exemplo, costumam ser mais conhecidos pela população. Isso acontece por conta de sua maior incidência e também porque, em grande parte dos casos, os sintomas são muito claros e podem ser vistos a olho nu ou sentidos ao toque.

Os cânceres do sangue, também nomeados como neoplasias hematológicas, são menos incidentes e, geralmente, apresentam sintomas que podem ser confundidos com outras doenças – ou até mesmo não apresentam sintomas algum.

Leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, mielodisplasia e mielofibrose são os principais tipos.

Mas é importante sempre lembrar que câncer do sangue também é câncer! Ou seja, é preciso manter os exames de rotina em dia, estar atento às mudanças do corpo e procurar o médico o quanto antes. O diagnóstico precoce é essencial para os melhores resultados no tratamento.

VOCÊ SABE O QUE É UM CÂNCER DO SANGUE?

CONHEÇA A LEUCEMIA LINFOIDE CRÔNICA (LLC)

A LLC acontece quando os linfócitos (tipo de célula de defesa) passam a se desenvolver de forma descontrolada por conta de um erro genético e param de realizar suas funções de proteção.

A doença é considerada crônica porque, ao mesmo tempo em que há uma produção de células doentes na medula óssea, por outro lado o processo de fabricação e maturação das células saudáveis continua acontecendo.

A LLC é uma doença adquirida e não hereditária. Ainda não se sabe o motivo para o seu surgimento, mas, na maior parte dos casos, ela atinge pessoas com mais de 50 anos.

Geralmente, os pacientes não apresentam nenhum sinal e descobrem a LLC durante exames de rotina (hemograma). Quando os sintomas surgem, costumam ser: fadiga; perda de peso sem causa aparente; aumento de gânglios (carocinhos na região do pescoço, virilha e axila do braço); suor noturno; febre não relacionada à infecção.

Outra curiosidade é que, quando a LLC se apresenta de forma assintomática, o tratamento não será indicado. Isso mesmo. Ainda que seja um câncer, tratar não é indicação para alguns casos e sim apenas monitorar com exames frequentes, o chamado Watch and Wait (tradução do inglês, Olhar e Esperar).

Para os pacientes que vão precisar de tratamento as opções são:

Quimioterapia intravenosa

Medicamentos são usados para combater as células cancerígenas.

Terapia-Alvo

Aqui, os medicamentos atacam alguns tipos de células específicas que causam o câncer. No caso da LLC, o Ibrutinibe, por exemplo, é uma medicação oral que combate a proteína tirosina quinase de Bruton (BTK), responsável por manter a proliferação e sobrevivência das células cancerígenas.

Imunoterapia

O próprio sistema imunológico reconhece as células doentes e as ataca.

Transplante de medula óssea

O objetivo é restaurar a produção normal das células sanguíneas. Será necessário doador compatível.

CÂNCER DO SANGUE TAMBÉM É CÂNCER

LLC: UM PASSO DE CADA VEZ

Este é o slogan da nova campanha realizada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), com o apoio da Janssen Brasil e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

O objetivo é levar informação para a população sobre a leucemia linfoide crônica (LLC) por meio de diferentes atividades de comunicação, além de orientar sobre a importância da participação social nas mudanças almejadas para a Saúde do Brasil.

Em 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Abrale marcou presença na Av. Paulista, bem em frente ao shopping Top

Center, para a realização de uma ação física com tubos gigantes que representam os exames de hemograma, responsáveis por ajudar no diagnóstico da LLC, além de um quizz informativo, por meio de painel touch screen, incentivando a interatividade e o entendimento sobre o tema.

Também no espaço, uma equipe de enfermagem deu orientações de saúde e fez exames simples, como medição de pressão e de glicemia, para incentivar os cuidados preventivos.

 

CÂNCER DO SANGUE TAMBÉM É CÂNCER

LLC: UM PASSO DE CADA VEZ

Este é o slogan da nova campanha realizada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), com o apoio da Janssen Brasil e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

O objetivo é levar informação para a população sobre a leucemia linfoide crônica (LLC) por meio de diferentes atividades de comunicação, além de orientar sobre a importância da participação social nas mudanças almejadas para a Saúde do Brasil.

Em 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Abrale marca presença na Av. Paulista, bem em frente ao shopping Top Center, para a realização de uma ação física com tubos gigantes que representam os exames de hemograma, responsáveis por ajudar no diagnóstico da LLC, além de um quizz informativo, por meio de painel touch screen, incentivando a interatividade e o entendimento sobre o tema.

Também no espaço, uma equipe de enfermagem dará orientações de saúde e fará exames simples, como medição de pressão e de glicemia, para incentivar os cuidados preventivos.

Você sabe o que é uma consulta pública?

A participação da sociedade é parte primordial para que sejam feitas mudanças necessárias nos diferentes setores públicos: educação, economia, saúde.

A consulta pública (CP) visa promover diálogo entre as instâncias (população e governo) e é um mecanismo consultivo, realizado com prazo definido e aberto a qualquer interessado que queira dar sua contribuição sobre temas específicos e, assim, ajudar na tomada de decisões que vão impactar muitas vidas.

pensando2

Linhas de tratamento da
leucemia linfocítica crônica

Com Malu Orsini (paciente de câncer do
sangue) e Dr. Thiago Xavier Carneiro

Tudo sobre a leucemia
linfocítica crônica

Com Eurico Correia (paciente de câncer do
sangue) e Dr. Celso Arrais

Realização:

Patrocínio:

Apoio Científico:

HOMECONSULTA PÚBLICA

R. Dr. Fernandes Coelho, 64 – Pinheiros, São Paulo – SP

+55 11 31495190

Siga-nos em nossas redes sociais

Copyright 2023 – Todos os direitos reservados!

Desenvolvido pela equipe Abrale

Back To Top