Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

ANVISA aprova novo medicamento para LMA

Este é um dos tipos mais agressivos de câncer, com poucas opções de tratamento para pacientes sem indicação para quimioterapia intensiva

2254

 

O medicamento Venetoclax foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o tratamento de pacientes recém-diagnosticados com leucemia mieloide aguda (LMA), que não sejam elegíveis para quimioterapia intensiva.

A LMA é um dos tipos mais comuns de leucemia em adultos, na qual a medula óssea produz formas anormais e imaturas de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Se não tratada, sua progressão acontece rapidamente.

Muitos pacientes não têm indicação para realizar um tratamento intensivo, que exige medicamentos quimioterápicos em doses elevadas e causa períodos prolongados de imunossupressão. Esta limitação é ainda mais preocupante, porque a incidência da LMA aumenta com a idade, e muitos pacientes são idosos.

Venetoclax é o primeiro medicamento de uma nova classe, que seletivamente inibe a proteína BCL-2, responsável por impedir o processo natural de morte das células doentes. Ele é opção para os pacientes que não podem receber quimioterapia intensiva.

 

 

Fonte: Comunicação Abrale 

 

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

logo rodape parceria social v02