Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

De veneno a remédio: arsênico pode ajudar a tratar câncer

arsenico veneno 1534100041999 v2 450x600

 

O arsênico - um dos venenos mais famosos do mundo e apontado como substância cancerígena - pode se tornar uma nova arma no combate a diferentes tipos de câncer. A descoberta foi feita por cientistas ligados à Universidade Harvard (EUA) e publicada na Nature Communications. 

Associado ao ácido retinoico, o trióxido de arsênico já é usado como medicamento para tratar leucemia, tipo de câncer que afeta os tecidos formadores de sangue. Partindo dessa informação, os pesquisadores decidiram investigar como a substância age em nível celular no tratamento da doença e se o mecanismo funcionaria contra diferentes tumores. 

O estudo descobriu que a combinação de trióxido de arsênico e ácido retinoico destrói uma enzima chamada Pin1 em modelos de células com leucemia, e o mesmo ocorreu em testes com câncer de mama e de fígado.

Os cientistas explicam que Pin1 é responsável por "ativar" mais de 40 proteínas que alimentam um tumor, além de bloquear mais de 20 proteínas que poderiam suprimir seu crescimento.

"O resultado traz uma nova e incrível possibilidade de adicionar o trióxido de arsênico em terapias existentes contra o câncer de mama e também outros tumores. Isso pode representar uma significante melhora no tratamento da doença", afirmou Xiao Zhen Zhou, um dos líderes da pesquisa.

 

Fonte: UOL | Vivabem

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

logo rodape parceria social v02