Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Vitória! Pacientes em programas de TMO são incluídos no grupo prioritário do plano de vacinação contra a Covid-19

Última atualização em 5 de julho de 2021

Ministério da Saúde informou que pessoas transplantadas de medula óssea terão prioridade para receber a vacina

Em janeiro deste ano, a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) enviaram ofícios e documentos técnicos ao Ministério da Saúde (MS), solicitando a inclusão dos pacientes em programas de transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) autólogos e alogênicos no grupo prioritário.

Na versão antiga, o plano incluía apenas “indivíduos transplantados de órgãos sólidos” e deixava de beneficiar este outro grupo de transplantados, igualmente considerados de alto risco para complicações e óbito por COVID-19.

Conseguimos mudar o cenário!

A SBTMO recebeu a notícia da mudança, por e-mail, no Ofício nº 152/2021/SVS/MS. No documento consta a resposta da Secretaria de Vigilância em Saúde do MS ao ofício que havia sido enviado pela Sociedade.

O Presidente da SBTMO, Dr. Nelson Hamerschlak comemora: “É com grande alegria que compartilhamos com todos vocês esta tão importante notícia. Os pacientes transplantados de medula óssea foram integrados ao grupo prioritário do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde”.

O Plano já está devidamente atualizado e publicado no site do MS. (vide página 38 do documento). Conheça as informações e faça valer os seus direitos.

Back To Top