Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Participe da Consulta Pública em prol da incorporação do Zanubrutinibe aos planos de saúde

Saúde em suas mãos: participe da Consulta Pública nº 106 da ANS  e ajude os pacientes com linfoma de células do manto (LCM)

A Agência Nacional de Saúde (ANS) abriu a Consulta Pública nº 106 para ouvir a sociedade sobre a incorporação de três medicamentos, entre eles o Zanubrutinibe, para tratamento de pacientes adultos com linfoma de células do manto (LCM) que receberam pelo menos uma terapia anterior (LCM recidivado/refratário). O prazo para participação será até o dia 21 de dezembro.

A proposta referente à incorporação do Zanubrutinibe foi debatida na 11ª reunião técnica da  Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar – COSAÚDE, realizada em novembro, e recebeu recomendação preliminar desfavorável. Desta forma, frente ao parecer negativo da agência, em 09/12/2022, será realizada audiência pública.

Por isso, se você é paciente de LCM, teve experiência prévia com o medicamento, é cuidador, familiar, amigo de paciente ou profissional da saúde, envie a sua contribuição à ANS e exerça o seu direito de participação social! Essa é a nossa chance de sermos ouvidos e ajudar milhares de pacientes usuários de planos de saúde a terem acesso ao medicamento.

Como faço para participar?

  1. Acesse o link da Consulta Pública no site da ANS –  Aqui

  2. Ao final da página, selecione o item  “Contribua para a Consulta Pública nº 106”- Aqui 

  3. Selecione em “Recomendação Preliminar” a Unidade de Análise Técnica (UAT) 61, referente ao Zanubrutinibe, preencha os campos com a sua opinião e justificativa.

  4. No campo “Opinião”, fique atento! A recomendação preliminar da ANS foi desfavorável para a incorporação do Zanibrutinibe ao rol. Portanto, se você entende que este medicamento deve ser incorporado à saúde, deve responder “ DISCORDO DA RECOMENDAÇÃO PRELIMINAR”

  5. Depois de preencher, clique em “incluir comentário”. Caso queira contribuir em mais de uma UAT, repita a etapa 3.

  6. Ao selecionar o botão “Continuar”, preencha os seus dados de contato e clique em “Enviar”. Pronto a sua contribuição foi enviada!

Ressaltamos que antes de fazer a sua contribuição você pode ler os documentos relativos às recomendações preliminares. Eles ajudam a compreender o que embasou a decisão inicial.

A voz dos pacientes importa!

Nós da Abrale priorizamos o bem-estar, a possibilidade de uma sobrevida longa e, claro, a segurança dos pacientes. Somos a favor da incorporação de novas tecnologias que possam garantir a eficiência e os bons resultados na luta contra o câncer.

Para entender mais sobre o Linfoma de células do manto, o tratamento, diagnóstico e principais sinais e sintomas, acesse a seção de conteúdo no nosso site aqui.

 

 Fonte: Advocacy e Políticas Públicas Abrale

Back To Top