Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Participe da Consulta Pública em prol da incorporação do Hemifumarato de Gilteritinibe aos planos de saúde!

Saúde em suas mãos: participe da Consulta Pública nº 96 da ANS  e ajude os pacientes com Leucemia Mieloide Aguda (LMA)

A Agência Nacional de Saúde (ANS) abriu a Consulta Pública nº 96 para ouvir a sociedade sobre a incorporação do Hemifumarato de Gilteritinibe indicado para Leucemia Mieloide Aguda (LMA) recidivada ou refratária com mutação gene FLT3 aos planos de saúde. O prazo final para envio das contribuições é dia 25 de maio de 2022.

A proposta de incorporação da tecnologia foi discutida na 4ª Reunião Técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar – COSAÚDE da ANS. O parecer preliminar foi favorável à incorporação. Mesmo assim, é muito importante a participação da sociedade para mantermos essa decisão favorável. 

Por isso, se você é paciente de LMA, teve experiência prévia com o medicamento, é cuidador, familiar, amigo de paciente ou profissional da saúde, envie a sua contribuição à ANS e exerça o seu direito de participação social! Essa é a nossa chance de sermos ouvidos e ajudar milhares de pacientes usuários de planos de saúde a terem acesso ao medicamento. 

Como faço para participar?

  1. Acesse o link da Consulta Pública no site da ANS –  Aqui
  2. Abaixo da página, há a seção “Envie seu comentário”  
  3. Selecione a Unidade de Análise Técnica (UAT) que você deseja contribuir e preencha os campos com a sua opinião e justificativa.
    1. No campo “Opinião”, fique atento! A recomendação preliminar da ANS para LMA é pela incorporação do Hemifumarato de Gilteritinibe ao rol. Portanto, se você entende que o Hemifumarato de Gilteritinibe para LMA deve ser incorporado à saúde suplementar, deve responder que CONCORDA DA RECOMENDAÇÃO PRELIMINAR. 
    2. Por outro lado, caso você entende que o  Hemifumarato de Gilteritinibeas não deve ser incorporado no rol, deve responder que DISCONCORDA COM A RECOMENDAÇÃO PRELIMINAR. 
  4. Depois de preencher, clique em “incluir comentário”. Caso queira contribuir em mais de uma UAT, repita a etapa 3.
  5. Ao selecionar o botão “Continuar”, preencha os seus dados de contato e clique em “Enviar” 
  6. Pronto a sua contribuição foi enviada!

Ressaltamos que antes de fazer a sua contribuição você pode ler os documentos relativos às recomendações preliminares. Eles ajudam a compreender o que embasou a decisão inicial. 

A voz dos pacientes importa! 

Nós da Abrale priorizamos o bem-estar, a possibilidade de uma sobrevida longa e, claro, a segurança dos pacientes. Somos a favor da incorporação de novas tecnologias que possam garantir a eficiência e os bons resultados na luta contra o câncer.

Para entender mais sobre a Leucemia Mieloide Aguda (LMA),  o tratamento, diagnóstico e principais sinais e sintomas, acesse a seção de conteúdo no nosso site aqui 

 

Fonte: Advocacy e Políticas Públicas Abrale

Back To Top