skip to Main Content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO Como ajudar DOE AGORA

Consultas Públicas abertas pela Conitec avaliam a incorporação de medicamentos para Leucemia Linfoblástica Aguda, Anemia Aplástica Grave e Mielofibrose.

Última atualização em 3 de junho de 2022

Confira e faça sua contribuição!

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu três Consultas Públicas para ouvir a sociedade, pacientes, familiares e profissionais da saúde sobre a incorporação dos seguintes medicamentos. Confira também as recomendações preliminares: 

CP Nº 11 – Blinatumomabe para leucemia linfoblástica aguda (LLA) B derivada pediátrica em primeira recidiva medular de alto risco – Favorável à incorporação

CP Nº  17 – Eltrombopague para o tratamento adicional a imunossupressor em pacientes adultos com anemia aplástica grave – Favorável à incorporação 

CP Nº 18 –  Ruxolitinibe para tratamento de pacientes com mielofibrose, risco intermediário-2 ou alto, com plaquetas acima de 100.000/mm3, inelegíveis ao transplante de células-tronco hematopoéticas – Desfavorável à incorporação

Como faço para participar?

Os interessados em participar das Consultas Públicas deverão acessar o site Participa + Brasil, uma plataforma do Governo para unificar os canais digitais de participação social. Siga o passo a passo a seguir para fazer a sua contribuição:

  1. Acesse o site Participa Brasil e clique no botão “Acesso” no campo superior direito. 
  2. Faça o login com a sua conta no Gov.BR. Caso não tenha sua conta Gov.Br, é possível criá-la neste link: Criar sua conta 
  3.   Uma vez já logado em sua conta Gov.Br, mantenha a página do Participa+Brasil em aberto e volte para este passo a passo.
  4. Acesse o site da Conitec – http://conitec.gov.br/consultas-publicas
  5. Encontre o número da consulta pública que deseja contribuir e selecione o formulário para preencher, existem dois tipos: Formulário Experiência ou Opinião – para enviar um comentário sobre experiência ou opinião com o tema, como paciente, familiar, amigo, cuidador de paciente, profissional de saúde, interessado no tema e outros.                                                     Formulário Técnico-científico – para acrescentar ou discutir evidências científicas ou econômicas sobre a tecnologia avaliada. 
  6. Ao acessar o formulário, no início da página, você poderá ler os relatórios da CONITEC antes de fazer a sua contribuição, eles fornecem informações sobre a patologia e ajudam a compreender o que embasou a recomendação preliminar
  7. Preencha as questões do formulário que estão no campo “Registre a sua opinião” 
  8.  Finalize clicando no botão ‘Enviar opinião’ no rodapé da página, ao final da página haverá a mensagem que confirma o registro. 

Nós da Abrale priorizamos o bem-estar, a possibilidade de uma sobrevida longa e, claro, a segurança destes pacientes. Somos a favor de novas tecnologias que possam garantir a eficiência e os bons resultados na luta contra o câncer, melhor qualidade de vida e, se possível, a cura. Se você também acredita que podemos ampliar o acesso dos pacientes aos novos tratamentos, por meio da participação social, não deixe de contribuir! 

Permaneceremos acompanhando os processos de incorporação de medicamentos e novas tecnologias no SUS! Fique de olho nos canais oficiais.

Câncer também se combate com informação

Entenda como é o tratamento, diagnóstico e os principais sinais de cada uma das patologias. Acesse:

 

Fonte: Departamento de Advocacy e Políticas Públicas

Back To Top