Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Bussulfano será fornecido até 2022!

Última atualização em 5 de julho de 2021

Vitória é resultado de um trabalho conjunto entre pacientes, organizações de apoio e sociedades médicas

A possível falta do Bussulfano (Busilvex®) mobilizou o Brasil, e finalmente, a história parece caminhar para um final feliz, pelo menos até o fim do primeiro semestre de 2022. O medicamento é usado no preparo do organismo para a realização do transplante de medula óssea (TMO). Este remédio pode ser utilizado em adultos e crianças, antes do procedimento. Esta etapa do transplante é conhecida como “tratamento condicionante”.

O fornecimento do Bussulfano foi garantido! O resultado deste trabalho é fruto de ações coletivas entre: Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e centenas de pacientes oncológicos engajados!

Você pode acompanhar as principais notícias sobre o tema na seção Abrale na Política.

Conheça as últimas novidades sobre o caso:

Em 20 de janeiro, a ABHH e a Pierre Fabre, atual distribuidora de bussulfano, se reuniram para elaborar alternativas para impedir uma nova ameaça de desabastecimento em 2022. Após conseguir o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em articulação com o Ministério da Saúde, a ABHH cobrou a solução permanente do problema.

O cenário melhorou em fevereiro de 2021. Os laboratórios Pierre Fabre vieram a público comunicar que receberam a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em caráter de excepcionalidade, para importação do medicamento Bussulfano a partir de uma nova planta terceira, esta sim devidamente autorizada pelo órgão regulador, com o objetivo de atender o mercado brasileiro até o final do primeiro semestre de 2022.

Ainda em fevereiro, por meio de um documento da ANVISA, a SBTMO informou que, conforme consta no portal do órgão, foi autorizada a importação, em caráter excepcional, de 1.700 caixas do medicamento Busilvex®. O comunicado também informa que as Sociedades devem entrar em contato com a empresa para disponibilidade do medicamento.

Sabemos que se trata de uma medida temporária até que as autoridades públicas brasileiras identifiquem e implementem soluções de médio/longo prazo que possam, efetivamente, minimizar as vulnerabilidades do setor de transplantes no país.

Ciente de sua responsabilidade quanto aos riscos e agravos que tal fato poderia acarretar aos pacientes sujeitos ao TMO no Brasil, a Abrale continuará a acompanhar esta pauta e dará os devidos andamentos junto ao poder público. Onde houver 1% chance, sempre haverá 100% de esforço.

Deixo para os pacientes em programa de TMO, nossas maiores honras e reconhecimentos. Cada postagem, foto, e-mail ou mensagens foram essenciais para o melhor tratamento. A vocês, deixo uma frase do poeta Binho que retrata essa história: “uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar o bando todo”. Nós conseguimos!

Back To Top