skip to Main Content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Anvisa aprova o medicamento Jaypirce (pirtobrutinitbe) para LCM

A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), aprovou no dia 27/11 o medicamento Jaypirce (pirtobrutinibe),  medicamento oral para o tratamento de pacientes com Linfoma de Células do Manto (LCM), um câncer raro que atinge células do nosso sistema imunológico o sistema linfático, que é responsável por ajudar o corpo a combater infecções.

O medicamento chega como o primeiro e único inibidor reversível da enzima tirosina quinase de Bruton (BTK) 1,2 , recebendo aprovação com base nos dados de eficácia e segurança do estudo clínico multicêntrico, chamado BRUIN,  introduzindo um novo tratamento para pacientes que, até o momento, tinham poucas alternativas após progressão da doença.

No estudo clínico, o medicamento tratou um total de 164 pacientes diagnosticados com a doença. Destes, 90 indivíduos  já haviam recebido inibidores covalentes da BTK e não respondiam mais ao tratamento. Como resposta ao tratamento, houve diminuição do volume do tumor em cerca de 57% deles, ou seja, em mais da metade dos pacientes houve uma diminuição do volume do tumor.

A resposta completa foi de 19% (quando os exames não detectam sinais do câncer) e a parcial de 38% (quando há redução significativa do volume do linfoma). A duração dessa resposta teve uma mediana de 17,6 meses e a sobrevida global dos pacientes ficou em 23,5 meses, conforme demonstrado no relatório do estudo.

Linfoma de Células do Manto (LCM)

O Linfoma Do Manto é proveniente de uma mutação do IGHV SOX-11 das células B, o que ocorre é que isso desenvolve uma forma leucêmica não nodal (sem nódulos), o que compromete o sangue periférico e, geralmente, é de curso indolente (lento). Porém, quando existe expressão de TP53, o comportamento torna-se agressivo, e necessita-se de tratamento imediato. Portanto, existem dois tipos de comportamentos: um indolente, que é de crescimento lento, e outro agressivo, que apresenta crescimento rápido.

Em geologia, manto significa a camada da estrutura da Terra. Essa camada fica diretamente abaixo da crosta, prolongando-se em profundidade até o limite exterior do núcleo terrestre. Então, o linfoma do manto é chamado assim, porque as células tumorais se originam na “zona do manto”, do nódulo linfático.

Saiba mais sobre a doença clicando aqui! E sobre tratamento aqui.

Back To Top