skip to Main Content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Acesso ao medicamento: Ravulizumabe para HPN

Está em curso a consulta pública nº 63 da Conitec, que visa à possível incorporação do Ravulizumabe como tratamento para a hemoglobinúria paroxística noturna (HPN). Embora a recomendação inicial da Conitec tenha sido de não incorporação do medicamento, uma reunião de retorno foi agendada, onde o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) apresentará uma nova análise econômica sobre o assunto.

A HPN é uma doença ultrarrara, crônica, grave e progressiva, caracterizada por colocar em risco a vida dos pacientes, ocasionando complicações como trombose, anemia, danos a órgãos-alvo e deterioração da qualidade de vida.

O ravulizumabe, medicamento em questão, é indicado especificamente para pacientes diagnosticados com HPN. Sua aprovação pela ANVISA já foi concretizada, e esse tratamento oferece perspectivas positivas ao melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados. Além disso, apresenta uma redução significativa da fadiga e do risco de trombose em comparação com a geração anterior de medicamentos, demandando menos infusões ao longo do tratamento.

É importante ressaltar que a contribuição e participação da comunidade, incluindo pacientes, profissionais de saúde e demais interessados, são fundamentais nesse processo. O prazo para submissão de contribuições encerra-se em 15 de janeiro de 2024.

Esta é uma oportunidade crucial para influenciar a decisão final da Conitec sobre a possível incorporação do ravulizumabe como opção terapêutica para pacientes de HPN no Brasil.

Como faço para participar?

1) Efetue cadastro/login no site GOV.BR.  Caso não tenha sua conta Gov.Br, é possível criá-la neste link: Criar sua conta

2) Aguarde a confirmação de acesso e/ou cadastro de dados efetuado com sucesso;

3) Permaneça logado no site GOV.BR e acesse o site da Conitec;

4) Acesse o link da consulta pública, e selecione o formulário para preencher, existem dois tipos:

– Formulário Experiência ou Opinião – para enviar um comentário sobre experiência ou opinião com o tema, como paciente, familiar, amigo, cuidador de paciente, profissional de saúde, interessado no tema e outros.
– Formulário técnico-científico – para acrescentar ou discutir evidências científicas ou econômicas sobre a tecnologia avaliada.

5) Ao acessar o formulário, no início da página, você poderá ler ou consultar a proposta da CONITEC antes de fazer a sua contribuição,  ela fornece informações sobre a patologia e ajuda a compreender o que embasou a recomendação preliminar.

6) Preencha as questões do formulário que estão no campo “Registre a sua opinião”

7) Finalize clicando no botão ‘Enviar opinião’ no rodapé da página. Também ao final da página haverá a mensagem que confirma o registro.

Para entender mais sobre a Hemoglobinúria Paroxística Noturna – HPN,  tratamento, diagnóstico e principais sinais e sintomas clique aqui!

Back To Top