Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Abrale se reúne com Secretário de Saúde de Minas Gerais

Última atualização em 5 de julho de 2021

Reivindicamos melhores condições de tratamento durante a pandemia

Em fevereiro de 2021, a Abrale se reuniu com o Dr. Carlos Eduardo Amaral, Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais e a principal pauta da reunião foi a melhoria da Atenção Oncológica no estado.

Representaram a Abrale neste encontro Eduardo Maércio Fróes (Políticas Públicas) e Maryane Rodrigues Ferreira (representante em Minas Gerais).

A equipe da Abrale apresentou dados preocupantes ao Secretário. Na ocasião, Eduardo Fróes apontou que entre 2019 e 2020, houve queda de 65% nos diagnósticos onco-hematológicos, em Minas Gerais. A pandemia afetou consideravelmente o diagnóstico dos pacientes que dependem do sistema de saúde mineiro.

O Secretário informou que está preparando o plano para retomada dos diagnósticos oncológicos e melhorias na rede de saúde para atender todos os pacientes. A equipe técnica do governo se comprometeu a apresentar o documento após sua conclusão.

Pensando em fortalecer a atenção básica mineira, foi apresentado o OncoEnsino, plataforma educacional de apoio às unidades de saúde que realizam diagnóstico e tratamento oncológico. O Secretário manifestou interesse e nos próximos meses começaremos a parceria para a implantação dos cursos rápidos, no modelo ensino à distância, para profissionais de saúde.

Em relação aos hospitais do estado, a Abrale chamou a atenção do Secretário sobre os problemas do Hospital Bom Pastor, localizado no Sul de Minas Gerais. Solicitamos, também, que fossem feitos os devidos repasses de verba para o Hospital Ascomcer, de Juíz de Fora, uma vez que a Secretaria está em débito com o estabelecimento de saúde. Por fim, apresentamos a necessidade de disponibilizar transfusões de sangue aos sábados nas unidades do Hemominas.

Já marcamos outra reunião para o mês de março a fim de garantir o cumprimento das medidas apresentadas. Continue acompanhando a página oficial da Abrale nas redes sociais.

Back To Top