Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Abrale questiona Anvisa referente à descontinuação do bussulfano

Medicamento é usado em pacientes com indicação para o TMO

O medicamento bussulfano, junto com ciclofosfamida, é usado para preparar o organismo do paciente para o Transplante de Medula Óssea (TMO). Este remédio pode ser utilizado em adultos e crianças, antes do procedimento. Esta etapa do transplante é conhecida como “tratamento condicionante”.

A Abrale foi notificada quanto à descontinuação da distribuição deste medicamento, por meio do comunicado expedido em 23 de novembro de 2020 pelo “Laboratórios Pierre Fabre do Brasil LTDA.”. Todos os envolvidos com TMO no Brasil ficaram preocupados, uma vez que o bussulfano é vital para os pacientes em programas de transplante no País.

Segundo a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), na ausência do medicamento, se tornará inviável realizar qualquer TMO no País, seja este adulto ou pediátrico. Para se ter uma ideia, em 2019, conforme dados do Registro Brasileiro de Transplantes, foram realizados 3.805 transplantes de medula óssea em adultos (entre alogênicos e autólogos) e 534 pediátricos.

Sem o bussulfano, seria inviável ter realizado quaisquer um destes procedimentos, o que poderia significar um desfecho negativo – podendo levar até mesmo à morte – no processo terapêutico dos pacientes onco-hematológicos com diagnósticos de doenças como a leucemia mieloide aguda, que tem o indicativo para este tipo de tratamento.

Assim como a SBTMO e a SOBOPE, a ABRALE, uma organização que defende os direitos de milhares de pacientes com doenças do sangue, reitera seu compromisso em contribuir com a manutenção das melhores práticas do Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas no Brasil.

Estas informações foram enviadas para Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e solicitamos que fosse verificado o que pode ter levado a esta decisão de descontinuar a distribuição do fármaco, visto que trata-se de um medicamento crucial para a preparação pré-TMO.

Nossos canais de Apoio ao Paciente estão disponíveis para ajudar a todos que tenham problemas durante seu tratamento.

Back To Top