Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Abrale participa da 15ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba

Mariana Húpalo, Conselheira Municipal de Saúde de Curitiba

A representante da Abrale e conselheira municipal de saúde, Mariana Húpalo, esteve presente na Conferência Municipal de Saúde de Curitiba, que teve como tema “O Modelo da Saúde 4.1 para o avanço do SUS Curitiba”. A 15ª edição da Conferência aconteceu no dia 25 de março de 2023 e contou com a participação de mais de 800 pessoas.

As Conferências Livres são espaços democráticos garantidos por lei (LEI Nº 8.142/1990) para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos âmbitos municipais, estaduais e nacional. 

Segundo informações da Prefeitura de Curitiba, os participantes foram divididos em 21 grupos de trabalho para discutir subtemas relacionados à: Atenção Primária, Atenção Especializada Ambulatorial e Hospitalar, Urgência e Emergência, Vigilância em Saúde, Inovação em Saúde: novas tecnologias para o cuidado, Gestão de pessoas e educação permanente em Saúde, Participação da sociedade e Controle Social, Qualificação da gestão e financiamento em Saúde. 

Foram aprovadas 120 propostas durante a Conferência que serão contempladas no Plano Municipal de Saúde para o próximo ciclo de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde. 

Também durante o evento, foi eleita a nova composição do Conselho Municipal de Saúde (CMS). As entidades representativas de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços do SUS de Curitiba elegeram 36 membros titulares e entre os 46 suplentes está Abrale, que continuará representando o segmento de usuários do SUS na gestão 2024-2027. 

Fonte: Advocacy e Políticas Públicas Abrale 

 

 

Referência 

Servidor Curitiba. Saúde 4.1. Conferência Municipal de Saúde aprova 120 propostas para o SUS de Curitiba. Disponível em: <https://servidor.curitiba.pr.gov.br/noticias/conferencia-municipal-de-saude-aprova-120-propostas-para-o-sus-de-curitiba/67892> . Acesso em: 30 de mar. 2023. 

Back To Top