Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

A Conitec quer ouvir os pacientes! Cadastra-se e faça valer a sua voz

Aspectos da vida real são fundamentais para o processo de análise de incorporação das tecnologias no SUS

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde (MS) nas decisões relacionadas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde para o SUS. A Conitec também atua na elaboração ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).

Em uma iniciativa inédita, os pacientes poderão compartilhar com o Plenário da Conitec, suas experiências e jornada no enfrentamento de diversas condições de saúde, incluindo o câncer.

A proposta estimula a participação voluntária, uma vez que aspectos ligados à vida real devem trazer considerações importantes para o processo de análise de incorporação das tecnologias feito pela Comissão.

O paciente é convidado a participar como “paciente-testemunho” das reuniões de apreciação inicial das tecnologias em avaliação. Essa reunião é aquela que antecede a consulta pública e na qual a Conitec define a recomendação preliminar.

O depoimento deve trazer a experiência de adoecimento ou de viver/lidar com uma determinada condição de saúde, e/ou apresentar um ponto de vista construído coletivamente, como no relato de quem está ao lado do paciente.

Por exemplo, quem tem linfoma de Hodgkin, poderá ser convidado a participar em reuniões que discutirão tecnologias para o tratamento deste tipo de câncer.

Saiba como se inscrever para participar como paciente-testemunho!

O cadastro para pacientes e associações aberto pela Conitec já foi preenchido por mais de 200 pessoas. Os voluntários deverão preencher e enviar, por meio do site, uma ficha cadastral. O formulário segue disponível. Clique aqui e participe.

A proposta é identificar usuários do SUS e associações de pacientes existentes no Brasil e construir um banco de dados para subsidiar futuras ações de participação social a serem realizadas pela Secretaria-Executiva da Comissão.

Todo o contato com o paciente será feito pelo Ministério da Saúde. Lembre-se de preencher seu e-mail e telefone corretamente. Você não precisa sair de casa para ajudar, pois a contribuição é toda on-line.

Neste cadastro, podem participar pacientes, familiares, tutores e cuidadores! Juntos, a nossa voz chega mais longe. A criação dessa via de comunicação é resultado do trabalho de inúmeras associações de pacientes, que pautaram a vida destas pessoas em diversas reuniões governamentais. Faça parte desse movimento que irá mudar a Saúde do Brasil, cadastra-se!

Conheça mais informações no site oficial da Conite:

Usuário do SUS poderá participar da reunião da Conitec – http://conitec.gov.br/usuario-do-sus-podera-participar-da-reuniao-da-conitec

Cadastro de pacientes e associações segue aberto para usuários do SUS – http://conitec.gov.br/cadastro-de-pacientes-e-associacoes-segue-aberto-para-usuarios-do-sus

Paciente-Testemunho – http://conitec.gov.br/paciente-testemunho

Formulário de Inscrição para paciente-testemunho – https://forms.gle/7wYfweMWB2ahGRPu6

Back To Top