Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

No Dia Mundial do Câncer, famosos participam da campanha ‘Vá de Lenço’, que estimula prevenção e homenageia pacientes

Há sete anos, iniciativa da Abrale mobiliza população para conscientização sobre a doença

Neste sábado (4), Dia Mundial do Câncer, a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) promove a sétima edição da campanha Vá de Lenço para alertar a população sobre a importância da prevenção da doença por meio da adoção de hábitos saudáveis e também homenagear os pacientes oncológicos em tratamento e aqueles que estão em remissão ou curados.

Vários famosos participam da ação, como o ator Lázaro Ramos, a atriz e humorista Nany People, o apresentador Arlindo Grund, a humorista Dani Calabresa, o ator Edson Celulari , que se curou de um linfoma não-Hodgkin, em 2016; a jornalista Elaine Bast, que foi diagnosticada com câncer de mama em 2016 e se curou; a cantora Roberta Miranda; a atriz Claudia Ohana; e os atores Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão entre outros, fizeram posts em suas redes sociais apoiando a campanha.

Desde 2017, a iniciativa propõe ações coletivas que chamem atenção para o cuidado contra o câncer. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar 704 mil casos da doença por ano até 2025.

Com a Vá de Lenço, alertamos sobre a importância dos hábitos saudáveis e controle dos fatores de risco no cotidiano, para que diferentes tipos de câncer possam ser prevenidos. Além disso, o lenço simboliza para nós a luta que crianças e adultos travam diariamente contra a doença e pela vida e, por isso, essa ação também é uma homenagem a todos os pacientes do país. Falar sobre câncer não pode mais ser um tabu nem gerar medo generalizado. Pelo contrário. É preciso disseminar informações para a sociedade em geral para ajudar a promover o controle dos casos evitáveis e também possibilitar o acesso a exames preventivos de rotina e ao diagnóstico precoce”, diz Dra. Catherine Moura, médica sanitarista e CEO da Abrale.

Para participar, qualquer pessoa pode vestir um lenço e postar fotos nas redes sociais, usando a #vádelenço. Além da mobilização virtual, a Abrale e o Instituto Quimioterapia e Beleza vão enviar mais de 2 mil lenços para 30 hospitais e casas de apoio na Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Pará, Piauí.

Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer, para informar sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de diferentes tipos da doença.

Até 2024, o tema da campanha realizada pela UICC será Close the care gap, incentivando o fortalecimento de ações destinadas às melhorias no acesso a cuidados de qualidade, incluindo prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos.

 

Fonte: Revista Quem

Back To Top