Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Linfoma não Hodgkin: entenda o câncer de Caike Luna

Caike tinha 42 anos e, em abril, comunicou aos fãs que estava tratando um linfoma não Hodgkin. Entenda o que é o linfoma, quais são os tratamentos possíveis e os principais sintoma

O ator Caike Luna, conhecido pelo personagem Cleitom, do programa “Zorra Total”, morreu na manhã deste domingo (3). A morte do artista foi confirmada pela humorista Katiuscia Canoro.

Caike tinha 42 anos e, em abril, comunicou aos fãs que estava tratando um linfoma não-Hodgkin. “Daqui a pouco colocarei um cateter para iniciar um tratamento contra um linfoma não-Hodgkin que me habitava enquanto eu iludia. Vida real. Qualquer recado, me mandem por Jesus, o Cristo…” escreveu Caike em sua conta no Instagram.

A seguir, entenda o que é o linfoma não-Hodgkin, quais são os tratamentos possíveis e os principais sintomas.

O que é o linfoma não-Hodgkin?

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o linfoma não-Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Existem mais de 20 tipos diferentes de linfomas não-Hodgkin.

O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda o corpo a combater doenças. E, como o tecido linfático é encontrado em todo o corpo, o linfoma pode começar em qualquer lugar, dificultando o diagnóstico. O linfoma pode atingir crianças, adolescentes e adultos, mas é mais comum em pessoas mais velhas.

Quais são os principais sintomas?

O principal sintoma do linfoma não-Hodgkin é o aumento dos gânglios linfáticos, que se manifesta pelo surgimento de caroços em regiões como o pescoço, virilha e axila. Outros sintomas podem incluir febre, suor noturno, tosse, coceira na pele e perda de peso.

Quais são as opções de tratamento?

Entre as opções de tratamento, estão a quimioterapia, a imunoterapia, a radioterapia e o transplante de medula óssea. Segundo informações da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), as chances de cura são, em média, de 60% a 70%. Caike Luna estava passando por sessões de quimioterpia.

Quais as diferenças entre o linfoma de Hodgkin e o linfoma não-Hodgkin?

Apesar de terem sintomas parecidos, os linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin são diferentes. De acordo com o Hospital Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, a diferença entre eles está na característica das células encontradas no tumor. Somente após biópsia é possível fazer a diferenciação. O linfoma de Hodgkin apresenta alto índice de cura com quimioterapia de primeira linha. Isso quer dizer que, logo no primeiro tipo de tratamento que o paciente faz, ele tem boas chances de apresentar bons resultados.

Famosos com linfoma não-Hodgkin

Outros famosos, como os atores Edson Celulari e Reynaldo Gianecchini, a ex-presidente Dilma Rousseff e a autora de telenovelas Glória Perez também tiveram a doença diagnosticada.

 

Fonte: G1

Back To Top