Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

HU-UFSC participa da campanha Vá de Lenço para estimular prevenção do câncer e homenagear pacientes

Há sete anos, iniciativa da Abrale mobiliza população para conscientizar sobre a doença

O dia 4 de Fevereiro é o Dia Mundial do Câncer e, nesta data, acontece a campanha Vá de Lenço, promovida todos os anos pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) para alertar sobre a importância da prevenção por meio dos hábitos saudáveis e também homenagear os pacientes oncológicos em tratamento e aqueles que estão em remissão ou curados.

No Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), os profissionais e pacientes são convidados a aderirem à campanha, usando lenços para marcar a data. Neste ano, como o 4 de fevereiro cai num sábado, as homenagens começaram já durante a semana, sendo que esta sexta, 3, será a data em que todos são convidados a fazerem a homenagem.

Nesta quinta, 2 de fevereiro, a representante regional da Abrale, Vanusa Floriani Lopes, entregou os lenços da campanha para a coordenadora da Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia do HU-UFSC, Sílvia Minasi, que recebeu o material junto com profissionais da equipe. “Na sexta, vamos fazer fotos e postar as imagens para divulgar a campanha”, disse Sílvia. Além dos lenços distribuídos pela Abrale, a campanha no HU conta com material do projeto Girassol e qualquer pessoa pode vir com lenço para fazer a homenagem.

Com a Vá de Lenço, alertamos sobre a importância dos hábitos saudáveis e controle dos fatores de risco no cotidiano, para que diferentes tipos de câncer possam ser prevenidos. Além disso, o lenço simboliza para nós a luta que crianças e adultos travam diariamente contra a doença e pela vida, e por isso essa ação também é uma homenagem a todos os pacientes do país. Falar sobre câncer não pode mais ser um tabu nem gerar medo generalizado. Pelo contrário. É preciso disseminar informações para a sociedade em geral para ajudar a promover o controle dos casos evitáveis e também possibilitar o acesso a exames preventivos de rotina e ao diagnóstico precoce”, diz Dra. Catherine Moura, Médica Sanitarista e CEO da Abrale.

Para participar, qualquer pessoa pode vestir um lenço e postar fotos nas redes sociais, usando a #vádelenço. Neste ano, a campanha já conta com o apoio de mais de 60 ONGs, casas de apoio e hospitais, e também de artistas. Desde 2017, a iniciativa propõe ações coletivas que chamem atenção para o cuidado contra o câncer. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar 704 mil casos da doença por ano, até 2025.

Além da mobilização virtual, a Abrale e o Instituto Quimioterapia e Beleza enviaram mais de 2 mil lenços para 30 hospitais e casas de apoio na Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Pará, Piauí.

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer, que visa a conscientização mundial sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de diferentes tipos da doença.

Até 2024, o tema da campanha realizada pela UICC será “Close the care gap”, incentivando o fortalecimento de ações destinadas às melhorias no acesso a cuidados de qualidade, incluindo prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos.

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) foi fundada por pacientes e familiares em 2002, com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento. A atuação da associação é sustentada por quatro pilares: Apoio ao Paciente, Educação e Informação, Pesquisa e Monitoramento e Políticas Públicas.

Mais informações em www.abrale.org.br

 

Fonte: Gov.br

Back To Top