Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Com tema ‘Câncer não escolhe sexo’, evento apresentará dados brasileiros sobre tumores

Fórum Big Data em Oncologia analisa impactos do câncer entre homens e mulheres, veja como se inscrever

Para debater e apresentar perspectivas de incidência de tumores benignos e malignos, o Observatório de Oncologia e o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer realizam o Fórum Big Data em Oncologia nos dias 13 e 14 de julho.

A partir do tema ‘O câncer não escolhe sexo’, a sexta edição do evento, que será virtual e gratuita, contará com dois painéis e exposição de estudos com dados abertos sobre neoplasias femininas e masculinas.

No dia 13, das 18h às 20h, o foco será a saúde da mulher com o painel “O câncer e as mulheres brasileiras: o que devemos aprender”. Serão discutidos a incidência de câncer de mama por município, o panorama de atenção ao câncer de ovário no SUS e a iniciativa Monitor Rosa.

No dia 14, mesmo horário, a saúde do homem ganha destaque com o painel “A saúde do homem – Uma análise através dos dados”, abordando discussões sobre câncer de próstata e de pulmão.

Entre os participantes, Luiz Antonio Santini, consultor em planejamento e gestão de saúde; Sandro Martins, oncologista e pesquisador no Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde na Fiocruz, e o oncologista Fernando Maluf, fundador do Instituto Vencer o Câncer.

O câncer atinge, anualmente, centenas de milhares de homens e mulheres de todas as faixas etárias em nosso país”, afirma a presidente da Abrale e líder do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, Merula Steagall.

A organização, integrante da Rede Folha, oferece ajuda gratuita a pessoas com cânceres e doenças do sangue de todo o Brasil. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer, são esperados 625 mil novos casos da doença em 2021 no Brasil, com incidência quase semelhante entre os dois sexos.

“Infelizmente, a grande maioria não tem acesso a informações confiáveis sobre prevenção, diagnóstico, nem aos melhores tratamentos”, diz Steagall, reforçando que a compreensão dos dados da doença é fundamental para o avanço de políticas públicas mais eficientes na oncologia.

As inscrições para o Fórum Big Data em Oncologia podem ser feitas no site do Observatório de Oncologia.

 

Fonte: Folha de S. Paulo / empreendedorsocial

Back To Top