Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

217 organizações sociais recomendam às autoridades ações emergenciais para frear mortes por Covid-19

Lideradas pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, ONGs e movimentos da sociedade civil pedem grupo de trabalho para assessorar plano de medidas do Ministério da Saúde

Sob liderança do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, 217 organizações da sociedade civil assinam carta aberta recomendando ações emergenciais para o enfrentamento da Covid-19 no país. O documento, endereçado ao presidente Jair Bolsonaro, Ministério da Saúde, Congresso Nacional, Ministério Público Federal e à Organização Pan-Americana da Saúde, propõe a criação de um grupo de trabalho de especialistas para assessorar o governo na tomada de decisões contra o coronavírus.

A carta aponta para um aumento exponencial de casos de cânceres e outras doenças não diagnosticadas durante a crise sanitária. Só em 2020, o diagnóstico de novos casos de câncer caiu até 50% no país, segundo o Instituto Oncoguia.

“Desde o início da pandemia, várias pesquisas realizadas pelas organizações do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer comprovam grandes alterações no diagnóstico e tratamento oncológico, incluindo o cancelamento de consultas, exames, sessões de quimioterapia, radioterapia, cirurgias oncológicas e outras dificuldades”, diz a carta.

As signatárias sugerem um grupo de trabalho formado por médicos, cientistas, pesquisadores, infectologistas, cientistas de dados, executivos do segmento de logística, comunicação, administradores, economistas e sociedade civil organizada.

“O objetivo é assessorar de perto o plano de medidas do Ministério da Saúde e o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19”, afirmam.

Organizações sociais foram fundamentais no socorro a comunidades vulneráveis nas fases mais agudas da pandemia, desde a garantia de segurança alimentar até a destinação de recursos para hospitais de todo o país. No final de 2020, com a instabilidade econômica que reduziu o poder de compra do brasileiro e o esgotamento das doações, organizações têm enfrentado dificuldades para lidar com o repique da Covid-19.

A carta enumera nove ações emergenciais para conter a disseminação do coronavírus e reduzir o impacto no SUS. Entre elas, aumento dos investimentos no programa de vacinação, com inclusão de pacientes oncológicos e de doenças crônicas nos grupos prioritários, e orientações de conforto e dignidade a pacientes com doença avançada.

Reforça ainda medidas amplamente indicadas por infectologistas: isolamento social, uso de máscaras, higienização das mãos e recusa de tratamentos precoces e remédios preventivos para a Covid-19 sem comprovação científica.

“Ao testemunharmos o caos instalado na saúde, não poderíamos ficar anestesiados e decidimos nos unir e oferecer nossa recomendação e ajuda para combate a esta assustadora pandemia”, afima Merula Steagall, presidente da Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e líder do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

Ela aponta que, em quatro dias, mais de 200 instituições aderiram ao chamado. “Acreditamos que somente a soma de saberes, esforços e talentos bem orquestrados e organizados irão reduzir o sofrimento que estamos vivenciando, e restabelecer gradativamente a normalidade”.

O grupo recomenda a adoção de medidas de ‘lockdown’ inteligente, com estratégias para garantir adesão e eficácia.

Com base no Artigo 196 da Constituição Federal, que declara a saúde como direito de todos e dever do Estado, a carta diz que “este não é um momento para embates políticos” e que “agora é preciso focar na saúde da população”.

As organizações também se colocam como protagonistas na mitigação dos efeitos da crise sanitária. Para tanto, elas se comprometem, em rede, a divulgar a campanha de conscientização do movimento Unidos pela Vacina, divulgar pesquisas para que municípios informem suas necessidades iminentes e a mobilizar empresários e pessoas que possam ajudar a suprir as necessidades dos municípios e hospitais públicos.

A carta é assinada por entidades como Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, Instituto Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer, Associação Brasileira de Portadores de Cânceres e Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras.

Colaboram Ashoka Brasil, Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil, Rede Alianza Latina, Rede Filantropia, empreendedores sociais da Rede Folha e o movimento Unidos pela Vacina, liderado pelo Grupo Mulheres do Brasil.

“As medidas devem ser do governo federal, urgentes e bem comunicadas para irmos todos juntos, como nação, rumo a melhores dias para todos”, afirma Merula Steagall.

Leia a carta na íntegra.

Carta Aberta do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer em colaboração com redes de organizações da sociedade civil

Recomendações Emergenciais para o Enfrentamento da Covid-19 no Brasil

Conscientes da profunda crise na área da saúde no Brasil, por acompanhar de perto os desafios enfrentados pelos pacientes com câncer, doenças crônicas e população em situação de vulnerabilidade social, decidimos nos mobilizar, propondo agilidade nas medidas emergenciais que devem ser tomadas.

A sociedade civil organizada, alinhada às deliberações do controle social no SUS, representa importante força para auxiliar com as ações necessárias no enfrentamento da pandemia e de seu impacto, que se alastra nos municípios de todo o país.

O panorama é complexo e exige colaboração. A força e habilidades da sociedade trará agilidade na solução da crise, se houver abertura e aceitação do governo.

Desde o início da pandemia, várias pesquisas realizadas pelas organizações do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer comprovam grandes alterações no diagnóstico e tratamento oncológico, incluindo o cancelamento de consultas, exames, sessões de quimioterapia, radioterapia, cirurgias oncológicas e outras dificuldades.

No que tange os agravamentos pós-pandemia, haverá um aumento exponencial de casos de cânceres e outras doenças que não foram diagnosticadas nesse período, de acordo com especialistas.

Transcendendo a nossa agenda na Oncologia, em colaboração com outras redes —Ashoka Brasil, Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil, Rede Alianza Latina, Rede Filantropia, Unidos pela Vacina liderado pelo Grupo Mulheres do Brasil e empreendedores sociais da Rede Folha— oferecemos nosso apoio e contribuição para a redução do sofrimento da população brasileira.

Ademais, propomos a criação e instituição urgente do Grupo de Trabalho de Especialistas no tema (pandemia da Covid-19), composto por: médicos, cientistas, pesquisadores, infectologistas, cientistas de dados, executivos do segmento de logística, comunicação, administradores, economistas e sociedade civil organizada.

O objetivo é assessorar de perto o plano de medidas do Ministério da Saúde e o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, formado há um ano por meio do Decreto Nº 10.277, de 16 de março de 2020.

Adicionalmente, propomos ampliar e escalonar as medidas emergenciais:

  1. Aumentar investimento financeiro e intelectual no programa de vacinação, acelerando a imunização para todo o povo brasileiro, em especial aos grupos prioritários;
  2. Incluir os pacientes oncológicos e de doenças crônicas nos grupos prioritários para a vacinação;
  3. Reforçar a importância do isolamento social e do cumprimento da quarentena;
  4. Recomendar a adoção de medidas de lockdown inteligente, com estratégias para garantir adesão e eficácia;
  5. Estimular e promover uma cultura de prevenção que oriente e estimule as pessoas ao uso de máscara, higiene das mãos e a evitar aglomerações;
  6. Levantar e replicar exemplos nacionais e internacionais de medidas para o controle da COVID-19, comprovadas cientificamente;
  7. Coibir a divulgação de tratamentos precoces e remédios preventivos para a COVID-19 sem comprovação científica;
  8. Oferecer tratamento adequado para o controle de sintomas da COVID-19, com medidas de conforto e dignidade aos pacientes com doença avançada. Assim como, estabelecer um padrão de comunicação com os familiares;
  9. Combater às fake news sobre a Covid-19 e divulgar os contatos do Ministério da Saúde – (saude.gov.br/fakenews) e (61) 99333-8597 – para envio de mensagens da população.

Esta carta aberta será entregue ao Presidente da República, ao Ministro da Saúde, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados, ao Ministério Público Federal e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Conforme o Artigo 196, da Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e dever do Estado. Este não é um momento para embates políticos. Agora é preciso focar na saúde da população. Entendemos que somente com trabalho conjunto e proposições embasadas é que conseguiremos mudar o cenário atual. Adicionalmente aos trabalhos desenvolvidos como sociedade civil organizada, nos comprometemos a realizar em rede as seguintes ações:

A. Divulgar a campanha de conscientização da vacina produzida pelo movimento Unidos pela Vacina.
B. Divulgar pesquisa para que os municípios informem sobre as suas necessidades mais iminentes.
C. Mobilizar empresários e pessoas que possam ajudar a suprir as necessidades dos municípios e hospitais públicos.

Esperamos que Vossa Excelência implemente, com agilidade, a criação do Grupo de Trabalho de Especialistas e as recomendações emergenciais.

Organizações participantes desta mobilização, que assinam esta Carta Aberta:

Movimento Todos Juntos Contra o Câncer
Ashoka Brasil
Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil
Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta Contra o Câncer
Rede Alianza Latina
Rede Filantropia
Unidos pela Vacina – liderado pelo Grupo Mulheres do Brasil
ABRENFOH – Associação Brasileira de Enfermagem em Oncologia e Onco-Hematologia
ABRATO – Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais
ANCP – Academia Nacional de Cuidados Paliativos
ABHH – Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular
ABRANA – Associação Brasileira de Naturologia
ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva
SBC – Sociedade Brasileira de Cancerologia
SBCO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica
SBFa – Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
SBM – Sociedade Brasileira de Mastologia
SBMF – Associação Brasileira de Medicina Farmacêutica
SBOC – Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica
SBP – Sociedade Brasileira de Patologia
SBRT – Sociedade Brasileira de Radioterapia
SBTMO – Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea
SOBOPE – Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica
ABCC – Associação Bragantina de Combate ao Câncer
ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn
ABENFISIO – Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia
ABFB – Aliança Bayeux Franco Brasileira
ABL – Articulação Brasileira de Lésbicas
ABRACCIA – Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infantil e Adulto
ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia
ABRAPHEM – Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia
ABRAPO – Associação Brasileira de Porfiria
ABRASBUCO – Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva
ABRASTA – Associação Brasileira de Talassemia
Ação Moradia
Ação Social Técnica
ACBG Brasil – Associação de Câncer de Boca e Garganta
ACT Promoção da Saúde
ADAPTSURF – Associação Adaptação e Surf
ADJ Diabetes Brasil
AHPAS – Associação Helena Piccardi de Andrade Silva
ALARA – Associação Laço Rosa de Araras
ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais
AMAVI – Associação MariaVitoria de Doenças Raras e Crônicas
AMEAS – Associação Manancial de Evangelismo e Assistência Social
Américas Amigas
AMO – Associação dos Amigos da Oncologia
AMO Criança – Associação de Assistência em Oncopediatria
AMUCC – Associação Brasileira de Portadores de Câncer
ANAIDS – Articulação Nacional de Luta Contra a Aids
ANEPS – Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde
APAE Rio Negrinho – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
ARUR – Associação dos Reumáticos de Uberlândia e Região
ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças
Associação Akhili
Associação Arte Despertar
Associação Barbara Cristina Sa
Associação Beneficente Educacional Tabernáculo
Associação Brasileira da Rede Unida
Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar
Associação Brasileira SUPERANDO o Lúpus, Doenças Reumáticas e Doenças Raras
Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo
Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé
Associação Grupo Rosa e Amor
Associação Hospitalar São Roque de Severiano de Almeida
Associação HURRA!
Associação Laboratório Educacional de Tecnologias Sociais e Energias Renováveis
Associação Nacional de Osteogênese Imperfeita
Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer
Associação Pense Pink
Associação Pestalozzi de Teresina
Associação Pleno Cidadão
Associação Semente da Vida – Projeto Semear
Associação Viva e Deixe Viver
Associação Zona Oeste e Noroeste de Futebol de Várzea
Atados
Ateliê de Cultura
AVCC Porto Velho – Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho
AZN – Associação Zona Norte Assistência Social e Desenvolvimento Cultural a Jovens e Famílias
Banco de Alimentos Associação Civil
Canto Cidadão
Carambola – Diverse Tech
Casa da Criança de Taquarituba
CEAPS – Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental
CENFI – Centro de Formação Integral
Centro Social Luterano Cantinho do Girassol
CEPC/MA – Centro Educacional Profissional do Coroadinho
CIAM – Centro de Integração Amigas da Mama
CMB – Confederação das Mulheres do Brasil
COEST ABEn-MG – Comitê Estudantil da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Minas Gerais
Coletivo de Mulheres Negras da Vila Francisco Mariano
Comissão de Direitos Humanos OAB/SP
Comissão do Direito do Terceiro Setor OAB/SP
Comitê Chico Mendes
Confederação Nacional dos Trabalhadores de Seguridade Social
Confraria das Mães Cristãs de Barbacena
CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança de Brasnorte
Conselho de Apoio às Associações de Uberaba
COUNI – Clube de Mães Comum União
Curumim Associação de Combate ao Câncer Infantil
Departamento de Oncogenética do A. C. Camargo Cancer Center
Diabesi Endocrinologia e Diabetes
Doutores da Alegria
Dreminas – Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais
Escola de Gente – Comunicação em Inclusão
Fasubra Sindical
FEBRARARAS – Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras
Federação Nacional dos Enfermeiros
FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama
FENAFAL – Federação das Associações de Pessoas com Doença Falciforme
FENAPSI – Federação Nacional dos Psicólogos
FENASPS – Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social
Frente Parlamentar Mista da Saúd
Fundação Estrela da Manhã
GACC Sergipe – Grupo de Apoio à Criança com Câncer
GAMA – Grupo de Amparo Momento de Amar
GAPCCI – Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim/ES
GARCE – Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará
Gastromotiva
GIRAL Desenvolvimento Humano e Local
GRUPAR-RP – Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto e Região
Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial
Grupo de Pacientes Reumáticos de São Paulo
Grupo Rosa e Amor
Hospital do Câncer de Patrocínio
HSR Health Pesquisa de Mercado
IBRAFH – Instituto Brasileiro Doença Falciforme e Doenças Hematológicas
IBVASF – Instituto Beneficente Vale do São Francisco
IDAV – Instituto do Deficiente Audiovisual
IDHESCA – Instituto de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais
Iluminar Psicologia
IMAMA RS – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul
Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia
Instituto Amor Rosa
Instituto Atuar
Instituto Berbigier
Instituto Contemplo
Instituto Cristiane Camargo
Instituto Eluar
Instituto Empodera
Instituto Entre Rodas
Instituto GRUPARJ Petrópolis
Instituto Guajará AM – Esporte e Lazer
Instituto Irmã Dilce Coelho
Instituto Javé
Instituto João XXIII
Instituto Kairós
Instituto Moinho Cultural Sul-Americano
Instituto Museu da Pessoa
Instituto Noisinho da Silva
Instituto Nossa Ilhéus
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora
Instituto Nosso Papo Rosa
Instituto Obesidade Brasil
Instituto Oncoguia
Instituto Projeto Cura
Instituto Roda da Vida
Instituto Ronald McDonald
Instituto Themis Furigo
Instituto Usina Social
Instituto Vidas Raras
IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas
IVOC – Instituto Vencer o Câncer
Lua Vermelha | Anemia Falciforme
Make-A-Wish Brasil
Maple Tree Cancer Alliance Brasil
MNCP Brasil – Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas
MNPR – Movimento Nacional População em Situação de Rua
Morada da Floresta – Solução Natural e Ecológica
MORHAN – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase
Movimento Negro Unificado de Pernambuco
MTC – Movimento dos Trabalhadores do Campo
MV Consultoria
NCST – Nova Central Sindical dos Trabalhadores
NEPS BA – Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio
Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer
Núcleo de Voluntários de Caratinga no Combate ao Câncer
Obras Sociais Nossa Senhora da Penha
ONCB – Organização Nacional de Cegos do Brasil
Onco Movimento
ONG GEMDAC – Gênero Mulher e Ação para a Cidadania
ONG Rede Social Vida Nova
Organização de Desenvolvimento Educacional Social
Pastoral dos Direitos Humanos – Igreja Metodista na 4a. Região Eclesiástica – MG e ES
Pequeno Cotolengo Dom Orione
Prato Solidário Corrente do Bem
PROCOMECE
Projeto Aliados
Projeto Camaleão: Autoestima contra o Câncer
Projeto Cultural Bella Sereia
Projeto Quixote
PSN/CNBB – Pastoral da Saúde Nacional da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil
PSORIERJ – Associação de Amigos e Portadores de Psoríase do Estado do Rio de Janeiro
Raízes Desenvolvimento Sustentável
Rede Conectados do Terceiro Setor
Rede de Economia Criativa Brasil
Rede do Câncer de Lençóis Paulista
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara
Rede Feminista de Saúde
Rede Lai Lai Apejo
Resíduo do Bem – Projeto Sócio Ambiental
Retalhar – Soluções e Gestão de Resíduos Têxteis
RNP + BRASIL – Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS
SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa
Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição
Simbiose Social
Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Cachoeira do Sul
SINDNAPI – Sindicato Nacional dos Aposentados
SINPSI-SP – Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo
SOBRAPH – Sociedade Brasileira de Proteção Humana
Teia da Vida – Consultoria e Treinamento
Turma do Bem
UBM – União Brasileira de Mulheres
UNACCAM – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama
UNEGRO – União de Negras e Negros pela Igualdade
Viva com Epilepsia
Vivenda

 

Fonte: Folha de S.Paulo – Gabriela Caseff

Back To Top