Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

tratamento

Data de criação: 26 Maio 2017 Last modified on 26 Maio 2017

O que é a Quimioterapia?

A quimioterapia é um dos principais tratamentos utilizados para combater o câncer. Vários medicamentos extremamente potentes são utilizados e, ao se misturarem com o sangue, são levados para todas as partes do corpo com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes.

 

quimio siteComo ela é feita?

Os medicamentos são aplicados da seguinte maneira:

Via oral (pela boca) – Pode ser em forma de comprimido, cápsula e líquido e o paciente pode tomar em casa.

Intravenosa – Os medicamentos são aplicados na veia ou por meio de cateter, na forma de injeções ou dentro do soro.

Intramuscular – A medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.

Subcutânea – A aplicação da quimio é feita com uma injeção no tecido gorduroso acima do músculo (abaixo da pele).

Intratecal – Embora pouco comum, ela é aplicada no líquor (o líquido da espinha), e será administrada pelo médico em uma sala própria no centro cirúrgico.

Tirando a quimioterapia oral, todas as outras serão realizadas em ciclos, com um período de tratamento, seguido por um período de descanso, para permitir ao corpo um momento de recuperação.

Para estas três últimas, o paciente também precisará ir até o hospital para receber o tratamento. Dependendo do caso, pode ser necessário ficar hospitalizado durante todo o período da quimio. 

 

Qual o tipo de quimioterapia irei fazer?

São vários os protocolos de quimioterapia existentes, e tudo dependerá do tipo do câncer e estadiamento da doença. Para saber melhor qual o protocolo mais comum em cada um dos cânceres do sangue, acesse o menu Doenças.

 

nausea quimio siteEfeitos colaterais

O tratamento com quimioterapia pode causar diferentes efeitos colaterais, como queda de cabelo, diarreia, feridas na boca, náuseas e vômitos, pele sensível e até mesmo infertilidade. Para saber como minimizar e lidar com cada um deles, a Abrale oferece diversas dicas no menu Qualidade de Vida.

 

Vou sentir dor?

A picadinha da agulha não é uma sensação muito agradável, mas essa é a única dor que você deve sentir durante o tratamento de quimioterapia. É possível que você perceba uma sensação de desconforto conforme a aplicação seja iniciada, como ardência, queimação, placas avermelhadas na pele e coceira. Mas não hesite em chamar o profissional assim que perceber estes sinais.

 

Durante a quimio, pode tomar outros remédios?

Além dos quimioterápicos, também serão indicados alguns medicamentos chamados “terapia de suporte”, que objetivam controlar ou inibir o surgimento de infecções e também aliviar os efeitos colaterais. Todos estes medicamentos serão indicados e controlados pelo médico. Então durante este período, não se automedique.

 

Se não estou mais sentindo nada, por que ainda preciso fazer quimioterapia?

O fato de você não estar mais apresentando os sintomas do câncer, como fraqueza, sangramentos, manchas roxas, significa que o tratamento está indo bem, o que é muito positivo. Porém, para que a doença realmente seja eliminada, é fundamental seguir o que o especialista indicou e nunca interromper o tratamento.

 

Como os quimioterápicos são eliminados do corpo?

Após fazer o efeito desejado, a medicação é eliminada principalmente através da urina, mas também pode ser encontrada nos fezes, vômito, suor, lágrima e sêmen.

 

 

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator