Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

doacao de sangue

Data de criação: 26 Maio 2017 Last modified on 26 Maio 2017

Doe Sangue!

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos. Ele é produzido na medula óssea e é formado por uma parte líquida (plasma) e uma parte celular (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas). Para entender melhor:

Plasma - com uma coloração amarelo palha, ele é constituído por 90% de água, proteínas e sais minerais. Através deles circulam por todo o organismo as substâncias nutritivas necessárias às células.

Glóbulos vermelhos - também conhecidos como hemácias, eles são chamados assim devido ao alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro. A hemoglobina, por sua vez, capacita os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio a todas as células do organismo.

Glóbulos brancos - também conhecidos por leucócitos, essas células são responsáveis por combaterem as infecções, destruindo diretamente as bactérias e vírus no sangue, além de produzirem globulinas, que fortalecem o sistema imunológico frente às doenças.

Plaquetas - pequenas células que tomam parte no processo de coagulação sanguínea, pois se acumulam ao redor de uma lesão (cortes) e formam um “tampão” para interromper a perda de sangue.

A depender do tipo de câncer, o paciente precisará receber transfusões de sangue (hemácias ou plaquetas) e você é peça chave para salvar esta e outras vidas. Por isso, doe sangue!

composicao sangue

 

Requisitos básicos para doar

· Estar em boas condições de saúde

· Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

· Pesar no mínimo 50kg

· Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

· Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

· Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

 

Impedimentos temporários

· Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas

· Gravidez

· 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

· Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)

· Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

· Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses

· Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses

 

doacao de sangueImpedimentos definitivos

· Hepatite após os 11 anos de idade

· Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas

· Uso de drogas ilícitas injetáveis

· Malária

· Se teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia

 

 

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator