Skip to content

Febre amarela: veja se você pode tomar a vacina!

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Entenda como prevenir este vírus que tem assustado os brasileiros


O assunto do momento é a febre amarela. Somente nos últimos seis meses, 35 casos foram confirmados e 20 pessoas morreram por causa do vírus no Brasil.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) todo o Estado de São Paulo está em zona de risco. Por isso os estrangeiros que forem desembarcar na região devem ser vacinados – o que não quer dizer que há perigo de contágio na capital.

A procura pela vacina está enorme e hoje hospitais e postos de saúde recebem filas gigantes, com até 6 horas de espera. Atualmente, a vacina oferecida é a fracionada – quando, após nove anos será necessário tomar uma segunda dose. Mas ela é tão eficaz quanto a vacina integral (que serve para a vida toda).

É importante frisar que nem todo mundo pode ser vacinado contra a febre amarela. Sendo que os pacientes de câncer estão neste grupo.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a vacina contra a febre amarela é feita com vírus vivos atenuados, que quando injetados não conseguem se espalhar no corpo, possibilitando que o sistema imunológico consiga destruí-los para criar anticorpos.

As pessoas que estão em tratamento do câncer (quimio, radio e imunoterapia) ficam com o sistema imunológico enfraquecido e ao serem vacinadas, ainda que o vírus esteja atenuado (mais leve), ficam expostas e suscetíveis aos problemas causados pela doença, já que o organismo não está apto a combatê-los.

Neste momento, o ideal é evitar locais que exijam esta vacina por serem mais propensos ao mosquito transmissor. Agora, se você é morador de uma das regiões mais afetadas, e está em tratamento oncológico, siga as orientações de prevenção e converse com seu médico! Somente ele poderá te indicar o caminho correto a seguir.

Abaixo, veja a tabela completa de quem pode e de quem não pode tomar a vacina  –
respeitando a faixa etária aconselhada pelo MS (mais de 9 meses e menos de 60 anos):

febre amarela; câncer; abrale; vacina; vacina febre amarela

Mas afinal, o que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus transmitido por mosquito.

Em áreas florestais, o mosquito responsável por transmiti-la é o Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá por meio do mosquito Aedes Aegypti, já tão conhecido pela dengue. Quando o mosquitinho infectado pica, se a pessoa não estiver vacinada, ou se ainda não tiver contraído a febre amarela, apresentará uma grave infecção.

Assim que o vírus entra na corrente sanguínea, o indivíduo não necessariamente já apresentará sintomas. Mas com o passar dos dias, febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos começam a surgir de maneira persistente. A forma mais grave da doença, embora rara, costuma aparecer após um breve período de bem-estar, quando podem ocorrer insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Além da vacinação, é possível prevenir a doença tomando alguns cuidados básicos. Como não deixar água parada em recipientes destampados, assim como usar repelente e roupas que tampem todo o corpo caso vá para alguma região com grande índice de casos. Por isso, se você pertence ao grupo de pessoas que não podem ser vacinadas, não se desespere!


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Fiz a pergunta no site e recebi a como resposta a publicação acima.
Para o meu caso não encontrei a resposta a minha pergunta.
Sou paciente de LLC, sem tratamento, só com acompanhamento.
Em que caso acima me enquadro?
Algum item acima abrange a LLC sem tratamento?
Obrigado

Rodolpho, boa tarde. Como você não está em tratamento, isso significa que não há empecilhos para você tomar a vacina. Mas é muito importante conversar com o médico responsável antes, para checar como está sua imunidade, por exemplo. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Boa noite, minha esposa está com candidíase, pode tomar a vacina da febre amarela? Ela foi orientada pela ginecologista a tomar alguns remédios para eliminar a doença, mas estamos no aguardo de orientação antes. Obrigado

Alexandre, bom dia! Se a imunidade de sua mulher estiver baixa, é melhor não tomar a vacina. De qualquer maneira, continue seguindo as orientações médicas.

Back To Top