Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Última atualização em 17 de julho de 2020

O QUE É SERVIÇO SOCIAL

Você já deve ter conversado com algum assistente social em seu centro de tratamento, certo?

O Serviço Social tem por objetivo intervir nas questões sociais:

  • no âmbito da pesquisa,
  • análise e
  • intervenção da realidade social.

O serviço Social visa garantir a socialização das informações quanto aos direitos sociais que permitem o acesso a bens e serviços de políticas públicas, privadas, não governamentais e programas sociais.

O papel do assistente social é assumir as competências sociais. Ele age de forma ampla nas orientações, planejamentos, acolhimentos e encaminhamentos, objetivando a autonomia dos indivíduos e/ou grupos.


SERVIÇO SOCIAL HOSPITALAR

O serviço social hospitalar abrange um conjunto de ações. O objetivo dessas ações é viabilizar condições para a adesão ao tratamento médico do pacientes e família em um processo de promoção humana. Tudo é feito por intermédio dos recursos sociais disponíveis. 


ASSISTENTE SOCIAL NA EQUIPE

O Assistente Social é o profissional que observa, analisa e intervém direta e indiretamente, nas mais diversificadas situações socioeconômicas e emocionais apresentadas pelos pacientes e seus familiares.

Juntamente com a equipe multiprofissional, o assistente social, está receptivo a todas as ações profissionais que contribuem para integração do paciente à sociedade.

Com isso busca otimizar o tratamento, de tal forma que a doença passe a ser encarada como uma “circunstância”, a qual não impedirá paciente e família à ascenderem êxitos educacionais e/ou profissionais.

O trabalho em equipe é fundamental para uma assistência integral ao paciente e a família. A equipe deverá atender este paciente da forma mais abrangente possível e com base nas necessidades do mesmo e de sua família.

Este acolhimento deve ser gradual e contínuo, estabelecendo desta forma, uma relação mais próxima com a equipe, sempre buscando uma maior qualidade no atendimento.


SERVIÇO SOCIAL E ONCOLOGIA 

CONVERSANDO SOBRE O DIAGNÓSTICO

Atualmente o serviço social na oncologia tem grande atuação.

Quando o paciente atendido pela equipe, já sabe de seu diagnóstico, ele recebe o acolhimento. O papel do assistente social no tratamento do câncer, começa quando o assistente social auxilia na interpretação da situação médica e sobre o tratamento proposto.

A equipe multidisciplinar deve sempre ter como objetivo promover uma ação educativa, buscando um processo reflexivo nos pacientes, para que possam participar do processo de tratamento e (ou) cura.


COMITÊ DE SERVIÇO SOCIAL ABRALE

É formado por profissionais que fornecem apoio social básico.

Significa prestar um serviço social em oncologia, a fim de garantir o tratamento e assistência integral dos pacientes em tratamento do câncer, e de seus familiares. Os membros também ajudam na divulgação de informações e elaboração de materiais didáticos.

Back To Top