Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Última atualização em 21 de dezembro de 2022

Câncer Infantil

Quais os sintomas do Câncer infantil?

Nas crianças e adolescentes, o câncer costuma dar sinais e se desenvolver rapidamente, por isso é muito importante ficar atento a qualquer alteração tanto física, quanto de comportamento. O diagnóstico precoce da doença faz toda a diferença.

O reconhecimento imediato do câncer infanto-juvenil é difícil, pois os sintomas podem se misturar aos das doenças e ferimentos típicos da infância. Crianças podem ficar doentes ou ter hematomas que podem mascarar os primeiros sinais de câncer, por isso é importante que os pais levem seus filhos ao pediatra, regularmente, além de estarem atentos a quaisquer sinais ou sintomas persistentes.

Os sintomas de câncer infantil mais comuns são:

  • Dor progressiva
  • Febre sem causa aparente ou doença que não melhora
  • Dor de cabeça frequente, e acompanhada de vômito
  • Alteração repentina de visão
  • Nódulo ou inchaço incomum
  • Palidez repentina e perda de energia
  • Quedas e contusões frequentes
  • Mancar ao caminhar
  • Perda de peso repentina e sem explicação

Estatísticas do câncer infantil

Não são apenas os adultos que recebem o diagnóstico do câncer, as crianças e adolescentes também podem ter de enfrentar a doença.

Pesquisas do INCA (Instituto Nacional de Câncer), apontam que o câncer pediátrico (de 0 a 19 anos de idade) representa 3% do total da doença em adultos. Já os cânceres do sangue, como a leucemia e o linfoma, estão no topo da lista dos mais recorrentes. Veja:

Leucemias 0
Tumores do sistema nervoso central 0
Linfomas 0
Neuroblastoma 0
Tumor de Wilms, dos rins 0
Tumores de partes moles 0
Tumores ósseos 0
Retinoblastoma, nos olhos 0

A cura do câncer Infantil chega a 70%!

Quando comparado ao adulto, os resultados são muito mais animadores! Com os avanços da medicina, as chances de cura hoje podem chegar até a 70%, considerando todos os tipos.

Meu filho foi diagnosticado com câncer! E agora?

Menina paciente de câncer com a mãe em casa
Menina paciente de câncer com a mãe em casa

Se seu filho foi diagnosticado com qualquer tipo de câncer, não se apavore. Saiba que existem tratamentos importantes, que podem oferecer qualidade de vida e ótimos resultados.

É claro que ninguém está preparado para uma notícia como essas, mas compreender a doença, o tipo de câncer, o estadiamento (o quanto o câncer se espalhou pelo corpo), o prognóstico, além de acompanhar a evolução e os resultados é fundamental para que você tenha confiança e, assim, ajude no que for preciso. Tenha em mente que a criança / adolescente dependem da sua segurança para se sentir igualmente seguros e enfrentar o que vem pela frente.

Informe-se com o médico e Informe a criança!

Por isso, tire todas as dúvidas com o médico responsável, sobre os exames que serão realizados, os tratamentos disponíveis, e procure ser sempre sincero com a criança ou adolescente, pois o paciente precisa confiar em você!

Navegue no menu localizado no cabeçalho desta página, e encontre informações completas sobre os principais tipos de cânceres do sangue na infância, sinais, diagnóstico e tratamentos.

Back To Top