Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Última atualização em 2 de maio de 2023

A equipe de psicologia, especializada, da ABRALE oferece ajuda gratuita para pessoas com câncer no sangue, família e cuidadores. Sabemos que o tratamento é composto por cuidados médicos, mas também de diversas especialidades, como a psicologia, que acolhe sintomas emocionais. Afinal, o tratamento traz diversas emoções e desafios de enfrentamento para todos. Por isso, o departamento de psicologia da ABRALE oferece diferentes tipos de apoios que contribuem para a melhora da saúde global, com a sensação de bem-estar, uma vida com qualidade e adaptação as diversas situações que se apresentam no dia a dia das pessoas que estão nesta jornada oncológica.


ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Após uma triagem, para compreender as necessidades emocionais diante do adoecimento, o paciente é encaminhado para uma das modalidades de atendimento: psicoterapia breve ou  grupo terapêutico.

  • Psicoterapia breve: o atendimento é individual e pode ser on-line ou presencial, de acordo com a disponibilidade de dias/horário/espaço físico. Neste atendimento o psicólogo define juntamente com o paciente um foco a ser trabalhado e planeja o número de encontros terapêuticos, que geralmente variam entre 8 e 12 sessões, realizadas, geralmente, uma vez por semana. Lembramos que a frequência e número de encontros serão definidos diante da avaliação do profissional responsável considerando a necessidade e estado clínico do paciente.
  • Grupo terapêutico: É um tipo de psicoterapia para pacientes, mas em grupo, com três ou mais pessoas reunidas em um espaço (on-line) para diálogos sobre suas necessidades, compartilhamento de experiências e melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo diante do início da jornada do cuidado do diagnóstico de câncer.Este atendimento do grupo terapêutico é disponível para as pessoas que fazem o cadastro no serviço de psicologia e passam pela triagem. Após a triagem é avaliado a possibilidade para participar. A pessoa será informada sobre os dias e horários. Os encontros acontecem na modalidade on-line, quinzenalmente, no período de, aproximadamente, 3 meses.

RODA DE CONVERSA PARA FAMÍLIA/CUIDADORES

Roda de Conversa é um espaço terapêutico, on-line, para família e cuidador (a) de pessoas que tenham uma doença do sangue.

Será um momento em que um psicólogo da nossa equipe irá acolhe lo (a) e, junto com outras pessoas, você irá compartilhar vivências semelhantes ou desenvolver habilidades para enfrentar e se adaptar as diversas situações diante do adoecimento de uma pessoa que tenha doença no sangue, como o câncer.

Caso tenha interesse, encaminhe um e-mail para [email protected] para informações sobre a inscrição, dia e horário.

PLANTÃO PSICOLÓGICO

Plantão psicológico é modelo de atendimento pontual, na modalidade on-line, com vagas limitadas, nos dias e horários pré estabelecidos e informados por nossa equipe. Neste espaço acontecerá um acolhimento e aconselhamento para pessoas com diagnóstico de câncer no sangue. 

Se este atendimento faz sentido com o que procura, acesse o link abaixo para informações e inscrição.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PSICO-ONCOLOGIA?

Apesar de todo o conhecimento e informações, o câncer ainda é repleto de estigmas e dúvidas acerca do que é o diagnóstico e suas características.

O impacto do diagnóstico oncológico e a realização de procedimentos invasivos durante o tratamento podem desencadear desequilíbrios emocionais, tanto no paciente quanto em sua família, trazendo sentimentos como medo, ansiedade, angústia, raiva e tristeza.

Após ser diagnosticado, a vida do paciente e de seus familiares passa por grandes mudanças como alteração nas atividades do dia-a-dia, consultas, exames, assuntos relacionados à questões financeiras, medicações de alto custo, o que demonstra a importância do apoio psicológico diante das dificuldades que precisam ser ouvidas e acolhidas.

A psicologia oncológica é uma especialidade dentro da Psicologia da Saúde, que representa a área entre a Psicologia e a Oncologia e atua justamente nas necessidades dos pacientes oncológicos.


COMO A PSICOLOGIA ONCOLÓGICA PODE AJUDAR O PACIENTE ONCOLÓGICO E SUA FAMÍLIA?

SUPORTE EMOCIONAL DIANTE DO DIAGNÓSTICO:

Esta é uma fase marcada por angústia e ansiedade, afinal, após um período de expectativas e exames considerados complicados, receber o diagnóstico não é nada fácil.

No momento inicial do tratamento tudo é novo e fica muito difícil compreender as informações de uma só vez.

O psico-oncologista pode ser muito importante para auxiliar o paciente e familiares a se adaptarem a esta nova realidade. Aos poucos, todos poderão se sentir mais fortalecidos para passar por esta situação da melhor maneira possível.

É fundamental lembrar que cada um de nós reage de maneiras diferentes! Portanto, a psicoterapia vai ajudar o paciente e o cuidador neste momento, a desenvolver uma melhor habilidade no enfrentamento desta situação.


SUPORTE EMOCIONAL DURANTE O TRATAMENTO:

O tratamento do câncer pode ser muito desgastante e estressante, uma vez que envolve internações prolongadas, idas ao hospital, visitas ao médico e mudanças físicas. Em alguns casos os efeitos colaterais do tratamento também causam desconforto e, aliado a tudo isso, ainda é necessário resolver assuntos da vida cotidiana ao mesmo tempo.

Lembrando que a família que acompanha o paciente, também passa por várias transformações desde o diagnóstico. Para eles, tudo é muito novo, as informações, os locais, as pessoas, e os cuidadores têm o seu próprio tempo e ritmo para aprender a lidar com este novo cenário.

Em maior ou menor grau, o paciente pode apresentar dificuldades ao enfrentar estas situações. O trabalho da Psico-oncologia pode facilitar o manejo dos tratamentos médicos propostos, promovendo uma melhor bem-estar e qualidade de vida durante este período.


SUPORTE EMOCIONAL NO TÉRMINO DO TRATAMENTO E REINSERÇÃO SOCIAL:

Na maioria das vezes as pessoas interrompem os estudos e/ou o trabalho enquanto estão realizando o tratamento. Após a alta, normalmente estão aptos para voltar à rotina e este é um momento muito delicado, cercado de expectativas e ansiedade.

Em alguns casos os pacientes podem apresentar algum tipo de sequela causada pela doença e precisam aprender a lidar com estas limitações. Algumas pessoas, por exemplo, ainda não conseguem voltar para o mesmo local em que estudavam/trabalhavam e precisam enfrentar novas maneiras de buscar a inserção no mercado de trabalho.

Situações como estas fazem com que o apoio psicológico, unindo psicologia e oncologia, neste momento seja tão importante quanto o realizado durante o tratamento. O profissional ajudará o paciente a lidar com as situações do dia a dia, e também com a ansiedade presente nas consultas para acompanhamento e exames de controle – afinal, mesmo em alta, é muito comum ter o medo de a doença voltar.

O apoio psicológico também deve ser realizado diante de casos que não tenham uma proposta de cura e a convivência com a doença crônica, que muitas vezes necessita de uma adaptação à nova realidade.

Back To Top